EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
Pos-graduação
Online
Descrição
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Tipologia
Pos-graduação
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Metodologia
Online
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Duração
2 Semestres
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Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Este curso de Pós-Graduação da Universidade Fernando Pessoa permite obter habilitações para a
docência nos grupos de recrutamento da educação especial no Continente, nos Açores e na
Madeira.
De modo a responder aos desafios colocados aos docentes de Educação Especial, esta formação
permitir-lhes-à o desenvolvimento de competências que favoreçam um atendimento eficaz e com
qualidade às crianças entre os 0 e os 6 anos e às respetivas famílias, em acordo com as orientações
internacionais e em conformidade com Dec. Lei nº 281/2009.
Com esta formação especializada, nos termos do artigo 3º, alínea a, do Dec. Lei nº 95/97 de 23 de
Abril, pretende-se que os alunos atinjam o seguinte perfil de competências:
Clarificação de Conhecimentos com articulação reflexiva e crítica, das teorias e conceitos
fundamentais em Intervenção Precoce com conhecimentos adquiridos através da experiência;
Compreensão da evolução das práticas e conceitos de intervenção precoce em Portugal e no resto
da Europa;
Identificação do grupo-alvo e dos critérios de elegibilidade para a Intervenção, de acordo com a
atual legislação portuguesa;
Aquisição de competências éticas, com base em valores pessoais e profissionais;
Aquisição de competências funcionais na área da Intervenção Precoce, no que diz respeito a uma
intervenção centrada na família, a ser realizada em equipa transdisciplinar, no contexto natural de
vida da criança.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico, docentes de educação especial,
psicólogos, técnicos de serviço social, terapeutas e outros profissionais envolvidos em equipas de
Intervenção Precoce.
Acreditado de acordo com a legislação em vigor, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores: 10 créditos para efeito de Formação Contínua.
Opiniões
Matérias
- Desenvolvimento
- Intervenção
- Evolução
- SOCIAIS E FAMILIARES
- CONTEXTOS SOCIAIS
- Especialização
- Educação Especial
- Necessidade
- CARÁTER PROLONGADO
- PRECOCE NA INFÂNCIA
Programa
FORMAÇÃO GERAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
- TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE INTERVENÇÃO PRECOCE
- CONTEXTOS SOCIAIS E FAMILIARES
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- NECESSIDADE EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARÁTER PROLONGADO
- INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
- AS CRIANÇAS EM RISCO
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS EM INTERVENÇÃO PRECOCE
- DINÂMICAS DE TRABALHO EM EQUIPA E RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS
- MODELOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE
- AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVA ESPECIAIS
- METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
- SEMINÁRIO DE PROJETO/PROJETO FINAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA