EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

Pos-graduação

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    2 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Este curso de Pós-Graduação da Universidade Fernando Pessoa permite obter habilitações para a
docência nos grupos de recrutamento da educação especial no Continente, nos Açores e na
Madeira.

De modo a responder aos desafios colocados aos docentes de Educação Especial, esta formação
permitir-lhes-à o desenvolvimento de competências que favoreçam um atendimento eficaz e com
qualidade às crianças entre os 0 e os 6 anos e às respetivas famílias, em acordo com as orientações
internacionais e em conformidade com Dec. Lei nº 281/2009.

Com esta formação especializada, nos termos do artigo 3º, alínea a, do Dec. Lei nº 95/97 de 23 de
Abril, pretende-se que os alunos atinjam o seguinte perfil de competências:

Clarificação de Conhecimentos com articulação reflexiva e crítica, das teorias e conceitos
fundamentais em Intervenção Precoce com conhecimentos adquiridos através da experiência;
Compreensão da evolução das práticas e conceitos de intervenção precoce em Portugal e no resto
da Europa;
Identificação do grupo-alvo e dos critérios de elegibilidade para a Intervenção, de acordo com a
atual legislação portuguesa;
Aquisição de competências éticas, com base em valores pessoais e profissionais;
Aquisição de competências funcionais na área da Intervenção Precoce, no que diz respeito a uma
intervenção centrada na família, a ser realizada em equipa transdisciplinar, no contexto natural de
vida da criança.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico, docentes de educação especial,
psicólogos, técnicos de serviço social, terapeutas e outros profissionais envolvidos em equipas de
Intervenção Precoce.

Acreditado de acordo com a legislação em vigor, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores: 10 créditos para efeito de Formação Contínua.

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Opiniões

Matérias

  • Desenvolvimento
  • Intervenção
  • Evolução
  • SOCIAIS E FAMILIARES
  • CONTEXTOS SOCIAIS
  • Especialização
  • Educação Especial
  • Necessidade
  • CARÁTER PROLONGADO
  • PRECOCE NA INFÂNCIA

Programa

PLANO DE ESTUDOS

FORMAÇÃO GERAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
  • TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE INTERVENÇÃO PRECOCE
  • CONTEXTOS SOCIAIS E FAMILIARES
FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • NECESSIDADE EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARÁTER PROLONGADO
  • INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA
  • AS CRIANÇAS EM RISCO
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS EM INTERVENÇÃO PRECOCE
  • DINÂMICAS DE TRABALHO EM EQUIPA E RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS
  • MODELOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM INTERVENÇÃO PRECOCE
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVA ESPECIAIS
FORMAÇÃO ORIENTADA PARA O PROJETO
  • METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
  • SEMINÁRIO DE PROJETO/PROJETO FINAL

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