Economia e regulação de instituições financeiras

Mestrado integrado

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado integrado

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Apresentação:
Compreender o impacto da nova regulação no setor financeiro e não financeiro, contribuindo para instituições mais sustentáveis

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa
Av.ª das Forças Armadas, 1649026

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Resumo:
Apesar das Instituições Financeiras (IF) serem essenciais para o bom funcionamento da economia, a crise do Suprime e a crise da dívida soberana da zona euro vieram tornar mais claro não só o risco colocado pelo sistema financeiro, mas também a importância crucial da sua r
As crises económicas e financeiras recentes tornaram clara a importância da regulação e supervisão do sistema financeiro. Na Europa e nos EUA, foram tomadas diversas medidas tendo em vista o reforço da solidez dos mercados e instituições financeiras, que se traduziram num aumento significativo do volume e complexidade da regulação.
O objetivo principal desta pós-graduação é estudar a regulação e supervisão do sistema financeiro, com especial ênfase nas instituições bancárias, fazendo uso dos mais recentes desenvolvimentos teóricos, empíricos e legais, num contexto interdisciplinar e plural, e procurando fazer uma ponte com as práticas concretas das instituições. Em particular, pretende-se que o aluno compreenda:
- Os riscos que afetam as instituições financeiras e a forma como é realizada a sua governação.
- As principais atividades comerciais das instituições financeiras, o impacto da regulação nas suas estratégias, e as tendências e inovações que afetam os negócios financeiros, incluindo as implicações que daí resultam para a estabilidade do setor financeiro.
- A importância do risco sistémico e das políticas macroeconómicas para a estabilidade do sistema financeiro.
- As principais instituições nacionais e internacionais de regulação e supervisão financeira, bem como os elementos caracterizadores destas atividades, com especial ênfase para os Acordos de Basileia.
- A importância dos mercados financeiros e imobiliário, das bolhas especulativas e dos desvios comportamentais na geração de desequilíbrios no sistema financeiro.

Destinatários:
Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado segundo o processo de Bolonha; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do curso.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Programa:
1º Semestre
Contabilidade bancária (Bank accounting)
Direito da regulação financeira (Financial regulation law)
Macroeconomia e risco sistémico (Macroeconomics and systemic risk)
Economia comportamental e regulação dos mercados e instituições financeiras (Behavioural Economics and the Regulation of Financial Markets and Institutions)
Economia bancária (Economics of Banking)
2º Semestre
Gestão e regulação do risco de mercado (Market Risk Management)
Regulação e supervisão bancária (Banking regulation and supervision)
Mercados e ativos financeiros (Financial markets and assets)
Risco e regulação de Instituições Financeiras (Risk and regulation of financial institutions)
Optativa (Optional course)

Economia e regulação de instituições financeiras

Preço para verificar