Didática dos Roteiros Culturais
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Os roteiros culturais reúnem saberes de interação em contexto de serviços educativos e museológicos. As vivências em torno da cultura popular e a gestão da herança cultural proporcionam reflexões e trabalho sobre as dinâmicas sociais e culturais.
No contexto de várias unidades curriculares, como património, Herança Cultural e mesmo História de Portugal, pretende-se a integração de saberes que proporcionem resultados materializados na prática de percorrer e “fazer” roteiros onde o património é estudado em perspetiva didática para melhores práticas pedagógicas.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Identificar o património artístico e cultural;
Definir tipos de roteiros;
Descrever itinerários e inventários artísticos;
Distinguir núcleos museológicos urbanos de núcleos rurais;
Organizar roteiros culturais didáticos
Opiniões
Matérias
- Património material
- Imaterial
- Artístico
- Cultural
- Pedagógico
- Educacional
- Arquitecturas
- Esculturas
- Gestão
- Organização
- Metodologias
- Museológica
- Pedagogicamente
Programa
Conteúdos programáticos
- Noção de cultura versus património;
- Património material e imaterial
- Património artístico e Cultural;
- O roteiro como um serviço educativo e pedagógico;
- Itinerários e inventários;
- Roteiros artísticos sagrados e profanos;
- Roteiros museológicos em espaços urbanos e rurais;
- Roteiros das mobilidades, espaços de circulação, de estar e de lazer;
- Arquiteturas, esculturas e pinturas;
- Itinerários culturais, a festa, a feira e a romaria;
- Gestão e organização de roteiros
Metodologias de realização da ação
A didática dos roteiros culturais centra-se em atividades educativas e museológicas. Pretende-se que os estudantes assumam a responsabilidade de elaboração de projetos de roteiros culturais na perspetiva da educação patrimonial, sua difusão e preservação, atuando pedagogicamente, e como atores da divulgação e desenvolvimento da cultura e que criem materiais didáticos em contexto educativo.
Avaliação dos formandos
As aulas serão teóricas e práticas, levando os estudantes para contextos de trabalho de campo. A avaliação será feita através de relatórios de atividades = 40% e dossiê de um roteiro = 60%.
Tal como definido pelo Despacho n.º 4595/2015, de maio de 2015, os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.
Didática dos Roteiros Culturais