Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais Satisfazer uma área de atividade profissional, relacionando o design de moda centrada nas necessidades da indústria e do mercado, com a criação de produtos de valor acrescentado para o mercado e negócio da Moda.
Ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas de design de moda, materiais, ciência e tecnologia têxteis e ciências sociais e humanas, incentivando o pensamento critico, análise crítica, comunicação oral e escrita.
Utilizar as competências da instituição do curso, (laboratórios, oficinas e Museu de Lanifícios) para optimizar as sinergias e os resultados da formação, melhorando a profissionalização na área da moda.
Desenvolver uma área de investigação multidisciplinar, incentivando o espírito investigador, quer na dissertação, quer criando apetência para estudos de 3º Ciclo.
Aproveitar a possibilidade dos alunos estudarem junto da indústria têxtil e vestuário, materiais têxteis de valor acrescentado, enriquecendo o seu perfil profissional.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências Os Mestres em Design de Moda deverão adquirir competências e formação para se tornarem responsáveis de equipas e de especialistas de concepção em design de produtos têxteis e de vestuário e:

1) Ser capaz de interpretar as tendências do mercado, fenómenos culturais e comportamentos, de forma a estabelecer relações entre os processos racionais e emocionais de forma a melhorar as atividades do designer.

2) Capazes de aplicarem os conhecimentos na apresentação de soluções de design de moda perante propostas concretas e complexas de clientes, em contexto multidisciplinar e em função dos materiais e tecnologias disponíveis, fundamentando as suas decisões.

3) Capazes de realizarem investigação ou estudos aplicados para desenvolverem conhecimento de suporte às soluções de projetos de design complexos e inovadores, nomeadamente na elaboração de coleções para mercados muito exigentes ou na concepção de tecidos, malhas ou vestuário de elevada tecnologia, ao nível dos materiais e das funcionalidades.

4) Com competências para transmitir de uma forma clara as conclusões das investigações ou raciocínios sobre projetos de design, quer aos membros da equipa, quer aos clientes, quer ainda ao público em geral.

5) Com competências para uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma, nomeadamente para prosseguir estudos de doutoramento, adquirindo conhecimentos que lhes permitem alcançar patamares profissionais de investigação e de docência no ensino superior. As capacidades criativas e de inovação artística e tecnológica desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso, permitirão aos pós-graduados liderar os projetos de concepção de tecidos, malhas, estampados ou peças de vestuário de forma a torná-los atraentes e/ou funcionais, ou seja, confortáveis na sua estreita relação com o homem e/ou capazes de responder a exigências funcionais de elevado nível.

Saídas Profissionais Os especialistas em design de moda qualificados pelo Mestrado em Design de Moda poderão desenvolver as suas atividades integrados em empresas industriais ou comerciais, em ateliers de design, ou em empresas de consultoria, ou ainda como profissionais free-lancers. A profissão decorrerá em empresas têxteis de fios, malhas ou tecidos, ou em empresas de confecção de tecido ou malha, convencionais ou de elevada tecnologia, gabinetes de consultoria ou ainda em empresas de distribuição de vestuário.
A Percentagem de diplomados que obtiveram emprego até um ano depois de concluído o ciclo de estudos foi de 95% em 2009, e de 84% em 2010.

Requisitos de Admissão
Os candidatos devem satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de licenciado nas áreas do Design de Moda, ou Design e áreas afins, obtido em Instituições nacionais ou estrangeiras;
b) Possuir outra licenciatura ou ser detentor de um currículo académico e profissional que demonstre uma adequada base científica para a frequência do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1324/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Projeto de Design de Moda I


Moda na Sociedade Contemporânea


Marketing e Comunicação de Moda


Opção 1


Opção 2


Projeto de Design de Moda II


Macrotendências e Investigação


CAD de Moda 3d


Opção 3


Opção 4


Dissertação/Projeto/Estágio de Design de Moda


Seminários de Design de Moda


12592
12593
12594
12595
12801
12592
12593
12594
12595
12801
12601
12602
12603
12604
12605
12606
12601
12602
12603
12604
12605
12606

Informação adicional

Infraestruturas Estruturas de apoio que cobrem todo o processo produtivo têxtil, desde a concepção e projeto de protótipos de produtos de moda: oficina de fiação, não-tecido, tecidos e malhas tecelagem, acabamento, impressão digital e produção de vestuário. Em Laboratório CAD e Atelier: software atualizado que ajuda os estudantes de design de moda no desenvolvimento de produtos, bibliografia específica e bases de dados profissional e internacional de tendências de moda (WGSN). As oficinas e ateliers estão abertos 24 horas por dia, promovendo a estudantes a participação em concursos nacionais e internacionais de moda. Outras estruturas: 1)Museu de Lanifícios. Núcleo da Real FábricaVeiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios (centro de interpretação de lã) com 35.000 amostras de tecido tratados informaticamente; 2) Biblioteca Central aberta das 9 às 11, 3); centro de Informática, aberto 24 horas, com serviço de Internet.

Design de moda

Preço para verificar