Licenciatura

Em Leiria

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Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais A licenciatura visa capacitar os estudantes para:
• participarem no desenvolvimento de projetos de design de moda,
• participarem na realização de atividades profissionais especializadas nas distintas áreas do Design de Moda, incluindo a criação, o marketing, a comunicação e a produção,
• prosseguirem estudos.
O plano curricular é abrangente, explorando a relação do design com a ciência, tecnologia, humanidades, arte e economia, introduzindo o aluno às diversas abordagens da moda. A formação assenta no domínio conceptual e técnico das tecnologias têxteis e de construção de vestuário mais recentes e avançadas, mas alavancadas nas técnicas artesanais e na tradição dos lanifícios. A aprendizagem prática e de projeto é apoiada com infra-estruturas que cobrem todo o processo tecnológico têxtil, permitindo aos alunos manipularem os materiais nas suas diversas formas e explorarem livremente as tecnologias, aliando criatividade e conhecimento técnico na materialização das suas ideias.

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A ter em conta

Competências No final da licenciatura em design de moda o estudante deve ser capaz de: 1. Integrar, avaliar, relacionar e aplicar o conhecimento geral em design de produtos para apresentarem soluções às propostas concretas de clientes. 2. Integrar o sistema holístico da moda (tendências, cultura, tradição, criação, tecnologias, mercado, distribuição, comunicação, ética…) para desenvolver produtos e colecções de moda. 3. Desenvolver projectos de moda e actividades profissionais especializadas nas distintas áreas do Design de Moda, incluindo a criação, o marketing, a comunicação e a produção. 4. Aplicar coerentemente os princípios de desenvolvimento sustentável à moda. 5. Comunicar produtos, ideias, problemas e soluções. 6. Ter confiança pessoal, ambição e esmero na qualidade.

Saídas Profissionais - Desenvolvimento criativo de produtos e colecções de moda. - Desenvolvimento criativo de acessórios. - Desenvolvimento criativo de têxteis de interior. - Coordenação de compras de materiais. - Actividade comercial e de gestão de produto em cadeias de marcas. - Ilustração e comunicação de moda.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1304/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

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Programa

Desenho I


História da Arte e do Design


Geometria


Materiais para Moda


Laboratório de Modelagem e Confeção I


Desenho II


Design e Metodologia de Projeto


Movimentos Artísticos Contemporâneos


História da Moda


Laboratório de Modelagem e Confeção II


Teoria e Cultura do Design de Moda


Ilustração Digital


Psicologia da Perceção


Laboratório de Cor e Enobrecimento


Laboratório de Modelagem e Confeção III


Design de Vestuário


Design de Moda Sustentável


Semiótica das Artes Visuais


Marketing


Laboratório de Design de Malhas


Design de Sportswear


Design de Moda e Ergonomia


Laboratório de Têxteis Criativos


Laboratório CAD de Moda


Laboratório de Design de Tecidos


Laboratório de Design de Moda


Comunicação de Moda e Portefólio


Teoria e Crítica do Design


Sociologia do Consumo e da Moda


Produção e Negócio de Moda


Informação adicional

Infraestruturas O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis disponibiliza uma acessível oficina de projeto e diversas oficinas especializadas que cobrem todo o processo tecnológico têxtil (fiação, não-tecidos, tecelagem, malhas, tinturaria, estampagem, acabamento, modelagem e confeção), bem como laboratórios de ensaios normalizados, colorimétricos e de sistemas CAD, permitindo aos alunos a materialização das suas coleções e dos seus projetos. O Museu dos Lanifícios disponibiliza oficinas de tecelagem, um centro de documentação, extensa base de dados de tecidos, extensa coleção de equipamento têxtil artesanal e industrial e galerias para exposições temporárias. A biblioteca permite aceder à “Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)” e todo o campus é coberto pela rede de comunicação sem fios. A ligação com a região, a comunidade e as empresas é incentivada durante todo o curso, através da participação em visitas de estudo, workshops, concursos e da realização de projetos com parceiros externos.

Design de moda

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