Design industrial

Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais Os objetivos educativos que orientam a formulação do 2º ciclo em Design Industrial ( visa complementar competências de licenciados em Design e áreas afins) são:
Formar especialistas em Design Industrial com foco em projeto;
Desenvolver conhecimentos multidisciplinares, coordenando várias áreas fundamentais à construção de projeto, da investigação à definição de conceito, do desenho à modelação e maquetagem, da pós-produção à apresentação.
Desenvolver competências práticas ao projeto de produtos industriais contemporâneos pensados para as pessoas, obedecendo a requisitos de sustentabilidade;
Desenvolvimento de aptidões para trabalho em equipa incluindo comunicação e coordenação de equipas multidisciplinares de desenvolvimento do produto;
Dotação de suporte teórico, cultura de design contemporâneo e competências fundamentais à área.
Estabelecer um forte relacionamento entre design e tecnologia, na produção e no resultado;
Estabelecer uma ligação real ao mercado.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências Capacidade de: … Investigação: Análise do contexto e de produtos reais de design contemporâneo, suas implicações sociais, materiais, emocionais e outras. Conhecimento e compreensão da área de trabalho e compreensão da profissão de designer industrial, das suas implicações sociais e de sustentabilidade. Selecionar a metodologia de investigação adequada. Pesquisar, processar e analisar informação a partir de múltiplas fontes; Escolher a abordagem e técnica de investigação adequada a situações particulares de conceção ou reflexão. … Planeamento: Estabelecer e completar um programa operativo constituído por diferentes etapas. Demonstrar que sabe gerir um projeto de Design longo e complexo e a utilização orientada ao projeto de ferramentas. Habilidade de: conceber e gerir projetos, interagir com outrem de modo construtivo, tomar a iniciativa e promover o espírito empreendedor e a curiosidade intelectual, avaliar e manter a qualidade do trabalho produzido. … Desenvolvimento de conceitos: Projetar com base nos conhecimentos adquiridos. Interpretar os objetivos e questões propostas e materializar sob a forma de um produto as respostas às questões. Trabalhar autonomamente, identificar, colocar e solucionar problemas; aplicar conhecimento a situações práticas, tomar decisões adequadas, desenvolver investigação e trabalhar em equipa. … Representação: Competências de representação de conceitos, desenho e maquetagem. … Decisão técnica: Capacidade de julgar implicações de produção, materiais e estruturais. Capacidade de tomar decisões tendo em conta os constrangimentos naturais ao desenvolvimento de um projeto. Capacidade de recorrer a técnicas computacionais de simulação do comportamento estático, dinâmico, térmico e aerodinâmico de objetos isolados e estruturas.

Saídas Profissionais Os especialistas em design industrial, qualificados pelo Mestrado em Design Industrial, poderão desenvolver a sua atividade integrados em empresas industriais, em gabinetes de design ou em empresas de consultadoria; ainda como free-lancers, no ensino, crítica, teoria e investigação. As capacidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do Mestrado em Design Industrial, permitirão aos graduados desenvolver todos os passos fundamentais à execução de um projeto, conceber ou delinear produtos industriais de forma a dotá-los de funcionalidade e a qualificá-los para a relação com o homem, o ambiente e a sociedade, utilizando recursos conceptuais simples a tecnologias e ferramentas avançadas e complexas. Os potenciais empregadores destes profissionais incluem: - Empresas industriais nos ramos de bens de consumo de alta e baixa complexidade, embalagens, cerâmica, indústria vidreira, de equipamento de apoio à prática desportiva, eletrodomésticos, mobiliário, de equipamentos urbano, sanitário, de cozinha, de equipamentos na indústria de transportes (automóvel, ferroviária, aeronáutica), de brinquedos, moldes e eletrónica de consumo; - Gabinetes de design, empresas de consultadoria e assessoria técnica. - Instituições de ensino, de investigação e publicações da área.

Requisitos de Admissão As condições de acesso são as estabelecidas para os restantes cursos de Mestrado da Universidade. Podem candidatar-se ao acesso ao 2.º ciclo em Design industrial Tecnológico:. a) O acesso é feito ao 2.º ciclo, por titulares de licenciatura, ou equivalente tudos universitários, com destaque para o design e a engenharia, sem descurar outras áreas com alguma proximidade às temáticas nele abordadas como por exemplo a arquitectura ou a informática; b) Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em especialidades consideradas adequadas à frequência...

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1325/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Projeto 1


Workshops 1


Modelação Avançada 3d


Temas de Design Contemporâneo


Opção 1


Projeto 2


Workshops 2


Prototipagem


Crítica de Design


Opção 2


Projeto Final, Dissertação ou Estágio


Métodos de Investigação em Design Industrial


12615
12616
12617
12623
12624
12625

Informação adicional

Infraestruturas A UBI dispõe dos recursos materiais indispensáveis para garantir o nível e a qualidade da formação proposta, designadamente espaços letivos dedicados em exclusivo ao curso, disponíveis 12 horas diárias, equipamentos, biblioteca, laboratórios de maquetagem e prototipagem adequados, manuais e digitais. No que diz respeito aos laboratórios implicados na efetivação deste ciclo de estudos, o curso é apoiado pela estrutura de Laboratórios do Departamento de Engenharia Eletromecânica. Neste conjunto de laboratórios e ateliers incluem-se: Laboratório de Mecânica dos Materiais, Laboratório de Materiais, Laboratório de Termodinâmica e Transmissão de Calor e Energia, Atelier de Design Gráfico, Laboratório de Design do Produto e Prototipagem, Oficina de madeiras, oficina de metais e oficina de materiais compósitos e ainda Laboratório de Materiais. A UBI está dotada das instalações e dos equipamentos que lhe permitem desempenhar, de um modo eficiente, a missão que lhe está cometida.

Design industrial

Preço para verificar