Design gráfico

Curso

Em Carnaxide

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os estudantes e profissionais com vocação criativa visual que queiram trabalhar em design gráfico e de comunicação.


| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em design gráfico.
Saber conceber, executar e apresentar projetos de design gráfico para o mercado.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Empresas e ateliers de design, empresas de artes gráficas, agências de publicidade, comunicação e relações públicas, agências e empresas de conteúdos e digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas, autarquias e outras organizações. Designer gráfico freelancer.

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Carnaxide (Lisboa)
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Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Desenvolver competências criativas e técnicas em design gráfico.
Saber conceber, executar e apresentar projetos de design gráfico para o mercado.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Empresas e ateliers de design, empresas de artes gráficas, agências de publicidade, comunicação e relações públicas, agências e empresas de conteúdos e digitais, departamentos de comunicação e marketing de empresas, autarquias e outras organizações. Designer gráfico freelancer.

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Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| FUNDAMENTOS DE DESIGN E TIPOGRAFIA (28h)
O que é Design Gráfico. Princípios de layout: Elementos do layout. Princípios de composição: balanço, tensão, hierarquia, harmonia, repetição. Proporção: simetria e assimetria. Grelhas. Entender a cor. Evolução histórica da tipografia. Comunicação e simbologia através da tipografia. Anatomia e desenho
tipográfico. Tipos, famílias e classificações. Aplicações e especificidades em trabalhos gráficos. Direitos de autor. Dimensões, proporcionalidade e espaçamentos. Diferenças da tipografia para impressão e para ecrã. Exercícios práticos de aplicação e utilização de tipografia.

| ILUSTRAÇÃO E PÓS PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA (32h)
Imagens vectoriais. Ilustração, infographics e design. Ilustração digital. Adobe Illustrator CC: documentos; artboards; layers; desenho de objectos; transformação de objectos; cor; tipos de linhas e enchimentos; pentool; trabalho com texto; painéis; imagens raster e Illustrator. Exportação e entrega de ilustração vetorial. Impressão.
Exercícios práticos de criação de imagens vetoriais e de ilustração.
Imagens rasterizadas, modelos de cor, dimensão da imagem, resolução e profundidade de pixel, formatos de ficheiros. Tecnologias base da fotografia digital.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens: ficheiros e preparação da imagem, correção cromática e tonal, layers, recortes, efeitos e retoques/reconstituição.
Exercício prático de pós-produção fotográfica com Photoshop.

| PRODUÇÃO GRÁFICA (20h)
Pré-impressão: circuito convencional e digital, quadricomia e pantones, provas de cor.
Processos de impressão: impressão convencional, a flexografia, a litografia offset, a rotogravura, a serigrafia e a impressão digital. Materiais de impressão e acabamentos: o papel, as tintas, o cortante, as dobras e vincos, as encadernações, vernizes e plastificações, o cunho ou relevo e estampagem a quente, etc.. Planeamento, custos e orçamento. Preparação dos documentos para a gráfica. Visita a empresa de artes
gráficas.

| BRAND IDENTITY + PACKAGING (52h)
Branding (identidade e marca): significado, funções e valor da identidade das organizações e marcas, perceção e simbologia na relação com o consumidor. Pensar visualmente a marca. Estratégia e posicionamento da identidade gráfica. Design de logótipo: relação com o cliente; processo de exploração;
processo de design; apresentações e redesigns. Desenvolvimento criativo de imagem a partir de logotipo e identidade: escrita figurativa e alfabética, anatomia da letra, famílias e tipos,
expressividade, espaçamento, símbolos, signos e sinais, utilização da cor, exploração de conceitos gráficos, logotipo e símbolo, manual de normas gráficas e aplicações diversas.
Exercício prático de criação e reformulação de logotipos, incluindo manual de normas e aplicações.
Design gráfico nas embalagens: normas, planificação e layouts e preparação para gráfica. Exercício prático de criação de embalagem, desde a pesquisa e conceito à planificação final e apresentação do projeto em todas as suas vertentes

| DESIGN EDITORIAL (44h)
O mercado editorial e os diversos formatos e meios. Relação do Design com o conceito e estilo editorial. Elementos de paginação: grelhas, legibilidade, layout, hierarquia, articulação
do texto com a imagem, livros de estilo (conceito, normas,
aplicações e infracções).
Adobe InDesign CC: documentos; páginas; texto; elementos gráficos e imagens; objectos; frames; paths; cor; tabelas; styles; estilos de formatação. Exportação de documentos. Impressão.
Adicionar interactividade a documentos.
Exercícios práticos de paginação para revista física.

| PUBLICIDADE (36h)
O mercado publicitário: principais profissionais e relações. Os criativos: diretor criativo,copywriter, art director e designer. Desenvolvimento criativo: pesquisa, brainstorming, métodos e técnicas criativas, exploração de conceitos gráficos. Elementos gráficos: fotografia, ilustração, packshot, assinaturas e textos. Exercício de criação de uma pequena campanha publicitária como Art Director, em diversos formatos.

| WEB ( 42h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end.
Os standards Web: W3C e ECMA International.User Experience: entender o utilizador; interação homem máquina.
Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva.
Boas práticas de utilização de menus e sub-menus. Ferramentas de pesquisa na página.
Prototipagem rápida. Prototipagem em papel e softwares para prototipagem.
Editores de código. Brackets, Sublime, Atom, entre outros.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da
estrutura de documento HTML.
Sintaxe básica HTML. Elementos HTML Principais: headings;
parágrafos; quebras de linha; texto; imagens.
Elementos HTML de estruturação: nav; article; section; aside; div.
Ligações para elementos na página e para elementos exteriores .Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors.
Prática de utilização dos vários selectores CSS: texto; floats; cor;
margens; posição de elementos; layout, entre outros. Exercícios
práticos de web design.

| MOTION (36h)
Motion Graphics: design em movimento. Case Studies.
Compreender os conceitos fundamentais: layers e keyframes.
Criação e configuração de composições. Importação de vários
tipos de elementos gráficos. Introdução à animação de
elementos.
Trabalhar os keyframes no graph editor. Animar elementos e layers no espaço 3D. Animação com relações de parentesco entre objetos. Animar com recurso ao áudio. Edição
de linhas de animação. Animação de texto. Utilização de ficheiros Photoshop como projetos. Criação de elementos: shapes, texto, sólidos. Criação e utilização de máscaras. Aplicação de efeitos.
Utilizar composições dentro de composições: o pre-compose. Rendering. Exercício de criação de peça de Motion Graphics.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

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