Curso de formação em política de cuidados de longa duração e envelhecimento na europa

Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

O curso versa as atuais políticas de cuidados de longa duração adotadas pela Comissão Europeia e países membros e, centra-se no estudo do envelhecimento na sociedade europeia. Esta formação tem enfoque político, social e de saúde; desenvolve perspetivas teóricas e empíricas relacionadas com a implementação destas políticas nos países membros relativamente a acessibilidade, igualdade e sustentabilidade dos sistemas de cuidados de longa duração.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O curso versa as atuais políticas de cuidados de longa duração adotadas pela Comissão Europeia e países membros e, centra-se no estudo do envelhecimento na sociedade europeia. Esta formação tem enfoque político, social e de saúde; desenvolve perspetivas teóricas e empíricas relacionadas com a implementação destas políticas nos países membros relativamente a acessibilidade, igualdade e sustentabilidade dos sistemas de cuidados de longa duração.Os estudantes deverão realizar uma análise crítica, individual, sobre os conteúdos desenvolvidos durante o curso, a partir das aulas presenciais e da bibliografia indicada pelo corpo docente.Profissionais de saúde e da área social (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, economistas, gestores e autarcas, e outros profissionais de centros de decisão relacionados com o tema da formação).Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.3084 Horas3É obrigatório a frequência, presencial, a 90% do número de horas de contacto.O curso decorrerá em Novembro de 2013. As aulas serão lecionadas em regime presencial e b-learning, as mesmas decorrerão às quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h00 às 20h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.PROVISÓRIO 07, 08, 09, 21, 22 e 23 de Novembro de 2013 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Profissionais de saúde e da área social (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, economistas, gestores e autarcas, e outros profissionais de centros de decisão relacionados com o tema da formação).Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.3084 Horas3É obrigatório a frequência, presencial, a 90% do número de horas de contacto.O curso decorrerá em Novembro de 2013. As aulas serão lecionadas em regime presencial e b-learning, as mesmas decorrerão às quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h00 às 20h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.PROVISÓRIO 07, 08, 09, 21, 22 e 23 de Novembro de 2013 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

É obrigatório a frequência, presencial, a 90% do número de horas de contacto.O curso decorrerá em Novembro de 2013. As aulas serão lecionadas em regime presencial e b-learning, as mesmas decorrerão às quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h00 às 20h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.PROVISÓRIO 07, 08, 09, 21, 22 e 23 de Novembro de 2013 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Data de realização do curso

07 de Novembro de 2013

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
  • Medicina
Estrutura curricular

Módulo I - Contextualização dos cuidados de longa duração na Europa

  • Necessidades crescentes de cuidados de longa duração na Europa (envelhecimento e cronicidade).
  • Gasto social em cuidados de longa duração na Europa.
  • Dados sobre a oferta familiar e profissional dos cuidados.


Módulo II - Respostas europeias à necessidade de cuidados de longa duração: Disponibilização de cuidados profissionais e familiares

  • Políticas de envelhecimento na Europa (envelhecimento ativo e outros programas europeus).
  • Diferentes propostas nos estados membros: medidas concretas.
  • A prestação de serviços profissionais e familiares: complementaridade e coordenação.
  • Modelos de prevenção de riscos. O risco de reingresso hospitalar.


Módulo III - Investigação interdisciplinar em cuidados de longa duração na Europa: O modelo sócio-sanitário sustentável

  • A abordagem da pesquisa de investigação interdisciplinar do instituto Polibienestar - UVEG.
  • Ideologias políticas e bem-estar social na europa como marco à investigação.
  • Bases teóricas do modelo sócio-sanitário sustentável.
  • Boas práticas vinculadas com o modelo sócio-sanitário sustentável e as TICs: Projeto Alzheimer, Turismo acessível e cuidados sócio-sanitários e Projeto robô de companhia.
  • Trabalho social interdisciplinar na administração local e cuidados de longa duração.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Entidades parceiras

Informação adicional

Os estudantes deverão realizar uma análise crítica, individual, sobre os conteúdos desenvolvidos durante o curso, a partir das aulas presenciais e da bibliografia indicada pelo corpo docente.Profissionais de saúde e da área social (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, economistas, gestores e autarcas, e outros profissionais de centros de decisão relacionados com o tema da formação).Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.3084 Horas3É obrigatório a frequência, presencial, a 90% do número de horas de contacto.O curso decorrerá em Novembro de 2013. As aulas serão lecionadas em regime presencial e b-learning, as mesmas decorrerão às quintas-feiras e sextas-feiras, das 16h00 às 20h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.PROVISÓRIO 07, 08, 09, 21, 22 e 23 de Novembro de 2013 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Curso de formação em política de cuidados de longa duração e envelhecimento na europa

Preço para verificar