Curso de formação em cuidados de saúde na infância em ambiente escolar
Pos-graduação
Em Gandra
Descrição
-
Tipologia
Pos-graduação
-
Local
Gandra
-
Início
Datas a escolher
O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças do nascimento ao início da adolescência.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças do nascimento ao início da adolescência.O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As avaliações decorrerão no final de cada unidade curricular, através de testes escritos de escolha múltipla.
O curso contempla formação em Suporte Básico de Vida, com diploma certificado.
Está prevista ainda a realização de um seminário inserido no âmbito do curso.Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30104 Horas11O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO
21 e 28 de Setembro de 2013
12 e 26 de Outubro de 2013
09 e 23 de Novembro de 2013
06 e 20 de Dezembro de 2013
04, 11 e 25 de Janeiro de 2014
08 e 22 de Fevereiro de 2014
01, 15 e 29 de Março de 2014
05 e 26 de Abril de 2014
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30104 Horas11O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO
21 e 28 de Setembro de 2013
12 e 26 de Outubro de 2013
09 e 23 de Novembro de 2013
06 e 20 de Dezembro de 2013
04, 11 e 25 de Janeiro de 2014
08 e 22 de Fevereiro de 2014
01, 15 e 29 de Março de 2014
05 e 26 de Abril de 2014
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO
21 e 28 de Setembro de 2013
12 e 26 de Outubro de 2013
09 e 23 de Novembro de 2013
06 e 20 de Dezembro de 2013
04, 11 e 25 de Janeiro de 2014
08 e 22 de Fevereiro de 2014
01, 15 e 29 de Março de 2014
05 e 26 de Abril de 2014
Opiniões
Programa
Data de realização do curso
21 de Setembro de 2013
Áreas de conhecimento- Psicologia
U.C. 1 - CIÊNCIAS DA SAÚDE
Anatomofisiologia Humana e do Desenvolvimento Infantil
- Adquirir conhecimentos básicos no âmbito da anatomofisiologia da infância e adolescência;
- Entender o vocabulário médico comum, nas áreas da anatomia e da fisiologia;
- Refletir sobre as principais necessidades em Saúde, nas suas várias vertentes: física, psicológica e social.
Saúde pública, epidemiologia e riscos microbiológicos
- Noções gerais de saúde pública e epidemiologia;
- Definir prioridades e planear intervenções de promoção de saúde;
- Conhecer os microrganismos que afetam a saúde da criança.
- Risco biológico vias de transmissão de doença. Reconhecer o risco de contaminação da criança e promover cuidados de proteção.
Farmacologia em idade pediátrica
- Compreender os conceitos de medicamento, farmacocinética e farmacodinâmica;
- Conhecer os fatores que afetam o uso e a ação dos medicamentos em crianças;
- Conhecer os principais grupos farmacoterapêuticos usados na infância;
- Garantir boas práticas de preparação, administração e conservação dos medicamentos;
- Adquirir conhecimentos de farmacovigilância que permitam suspeitar de reações adversas a medicamentos e notificar essas reações.
Toxicologia Infantil
- Reconhecer a importância das intoxicações em crianças;
- Compreender as estratégias capazes de minimizar a ocorrência de intoxicações;
- Compreender os tipos de intoxicações e a forma como se podem reconhecer;
- Conhecer os xenobióticos e endobióticos habitualmente implicados em intoxicações em crianças;
- Conhecer os procedimentos de forma a sinalizar os casos de intoxicações abusivas ou negligentes às autoridades competentes.
U.C.2 - CUIDADOS DE SAÚDE
Patologia Pediátrica
- Reconhecer as patologias pediátricas mais comuns;
- Conhecer as medidas preventivas das patologias pediátricas mais comuns e aconselhar a família e a comunidade na prevenção e promoção da saúde.
Cuidados de Saúde Primários
- Conhecer o âmbito de atuação das várias unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta a atual reforma;
- Refletir acerca da importância estratégica para os cuidados de saúde em Portugal da existência do Plano Nacional de Saúde;
- Reconhecer a importância da prevenção primária na saúde oral e o contributo fundamental dos professores e educadores no sucesso da mesma;
- Compreender o papel dos profissionais de saúde no planeamento das intervenções de saúde à pessoa, ao longo do seu ciclo vital;
- Compreender os conceitos de Saúde, Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida - CURSO SUPORTE BÁSICO DE VIDA
- Aplicar os princípios básicos do suporte de vida;
- Avaliar e aplicar as diferentes técnicas de desobstrução das vias aéreas;
- Classificar as hemorragias quanto a sua localização e como atuar perante uma hemorragia;
- Descrever sinais e sintomas de uma fratura;
- Enumerar os cuidados a ter com uma fratura;
- Enumerar os graus de queimaduras, diferenciá-los e saber quais os procedimentos a adotar;
- Sistematizar a atuação numa situação de envenenamento;
- Conhecer em que casos se deve usar a Posição Lateral de Segurança.
DESENVOLVIMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR (Podiatria infantil)
- Conhecer o padrão fisiológico de evolução dos membros inferiores e da marcha;
- Identificar as principais alterações de desenvolvimento, bem como entender as consequências dessas alterações no correto funcionamento do aparelho locomotor.
- Orientar corretamente uma criança que evidencie sinais de anomalias de desenvolvimento dos membros inferiores.
Psicologia e Desenvolvimento Infantil
Perturbações psicológicas, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil
- Conhecer aspetos do desenvolvimento da criança, nomeadamente do desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
- Reconhecer as alterações comportamentais mais frequentes em contexto escolar;
- Adquirir estratégias para lidar com alterações comportamentais e implementar a mudança comportamental.
U.C.3. - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
Segurança Alimentar
- Reconhecer a necessidade de controlo de qualidade e avaliação dos alimentos, particularmente no controlo higio-sanitário da restauração coletiva e pública.
- Identificar e avaliar as práticas e procedimentos higio-sanitários utilizados nas unidades do setor alimentar.
Nutrição e Alimentação Humana
- Reconhecer a importância do cuidado nutricional na promoção da saúde;
- Promover estratégias de educação alimentar;
- Conhecer as necessidades nutricionais na infância;
- Conhecer as características e constituintes dos alimentos;
- Identificar os efeitos nutricionais e organoléticos dos métodos culinários.
Planos Alimentares na Infância
- Adquirir conhecimentos no âmbito da alimentação e nutrição humana:
- princípios de uma alimentação saudável e erros alimentares;
- planeamento e aplicação de planos alimentares adaptados à infância;
- princípios da terapêutica nutricional em situações patológicas, como a obesidade, alergias e intolerâncias alimentares e desnutrição.
Curso acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua com o registo nº CCPFC/ACC-72909/13.
Documentação necessária de candidaturaCurriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
Local(is) de formação do curso
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras
Informação adicional
Curso de formação em cuidados de saúde na infância em ambiente escolar