Curso de formação em cuidados de saúde na infância em ambiente escolar

Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças do nascimento ao início da adolescência.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O Curso de Formação em Cuidados de Saúde na Infância em Ambiente Escolar visa complementar a formação dos profissionais da Educação em três ramos do conhecimento relacionados com o desenvolvimento infantil – Ciências da Saúde, Cuidados de Saúde e Segurança Alimentar e Nutrição. Destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências na área da saúde que os auxiliem na sua prática diária de supervisão, acompanhamento e educação das crianças – do nascimento ao início da adolescência.O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As avaliações decorrerão no final de cada unidade curricular, através de testes escritos de escolha múltipla. O curso contempla formação em Suporte Básico de Vida, com diploma certificado. Está prevista ainda a realização de um seminário inserido no âmbito do curso.Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30104 Horas11O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO 21 e 28 de Setembro de 2013 12 e 26 de Outubro de 2013 09 e 23 de Novembro de 2013 06 e 20 de Dezembro de 2013 04, 11 e 25 de Janeiro de 2014 08 e 22 de Fevereiro de 2014 01, 15 e 29 de Março de 2014 05 e 26 de Abril de 2014 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30104 Horas11O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO 21 e 28 de Setembro de 2013 12 e 26 de Outubro de 2013 09 e 23 de Novembro de 2013 06 e 20 de Dezembro de 2013 04, 11 e 25 de Janeiro de 2014 08 e 22 de Fevereiro de 2014 01, 15 e 29 de Março de 2014 05 e 26 de Abril de 2014 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO 21 e 28 de Setembro de 2013 12 e 26 de Outubro de 2013 09 e 23 de Novembro de 2013 06 e 20 de Dezembro de 2013 04, 11 e 25 de Janeiro de 2014 08 e 22 de Fevereiro de 2014 01, 15 e 29 de Março de 2014 05 e 26 de Abril de 2014

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Data de realização do curso

21 de Setembro de 2013

Áreas de conhecimento
  • Psicologia
Estrutura curricular

U.C. 1 - CIÊNCIAS DA SAÚDE
Anatomofisiologia Humana e do Desenvolvimento Infantil

  • Adquirir conhecimentos básicos no âmbito da anatomofisiologia da infância e adolescência;
  • Entender o vocabulário médico comum, nas áreas da anatomia e da fisiologia;
  • Refletir sobre as principais necessidades em Saúde, nas suas várias vertentes: física, psicológica e social.


Saúde pública, epidemiologia e riscos microbiológicos

  • Noções gerais de saúde pública e epidemiologia;
  • Definir prioridades e planear intervenções de promoção de saúde;
  • Conhecer os microrganismos que afetam a saúde da criança.
  • Risco biológico – vias de transmissão de doença. Reconhecer o risco de contaminação da criança e promover cuidados de proteção.


Farmacologia em idade pediátrica

  • Compreender os conceitos de medicamento, farmacocinética e farmacodinâmica;
  • Conhecer os fatores que afetam o uso e a ação dos medicamentos em crianças;
  • Conhecer os principais grupos farmacoterapêuticos usados na infância;
  • Garantir boas práticas de preparação, administração e conservação dos medicamentos;
  • Adquirir conhecimentos de farmacovigilância que permitam suspeitar de reações adversas a medicamentos e notificar essas reações.


Toxicologia Infantil

  • Reconhecer a importância das intoxicações em crianças;
  • Compreender as estratégias capazes de minimizar a ocorrência de intoxicações;
  • Compreender os tipos de intoxicações e a forma como se podem reconhecer;
  • Conhecer os xenobióticos e endobióticos habitualmente implicados em intoxicações em crianças;
  • Conhecer os procedimentos de forma a sinalizar os casos de intoxicações abusivas ou negligentes às autoridades competentes.


U.C.2 - CUIDADOS DE SAÚDE
Patologia Pediátrica

  • Reconhecer as patologias pediátricas mais comuns;
  • Conhecer as medidas preventivas das patologias pediátricas mais comuns e aconselhar a família e a comunidade na prevenção e promoção da saúde.


Cuidados de Saúde Primários

  • Conhecer o âmbito de atuação das várias unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta a atual reforma;
  • Refletir acerca da importância estratégica para os cuidados de saúde em Portugal da existência do Plano Nacional de Saúde;
  • Reconhecer a importância da prevenção primária na saúde oral e o contributo fundamental dos professores e educadores no sucesso da mesma;
  • Compreender o papel dos profissionais de saúde no planeamento das intervenções de saúde à pessoa, ao longo do seu ciclo vital;
  • Compreender os conceitos de Saúde, Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.


Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida - CURSO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

  • Aplicar os princípios básicos do suporte de vida;
  • Avaliar e aplicar as diferentes técnicas de desobstrução das vias aéreas;
  • Classificar as hemorragias quanto a sua localização e como atuar perante uma hemorragia;
  • Descrever sinais e sintomas de uma fratura;
  • Enumerar os cuidados a ter com uma fratura;
  • Enumerar os graus de queimaduras, diferenciá-los e saber quais os procedimentos a adotar;
  • Sistematizar a atuação numa situação de envenenamento;
  • Conhecer em que casos se deve usar a Posição Lateral de Segurança.


DESENVOLVIMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR (Podiatria infantil)

  • Conhecer o padrão fisiológico de evolução dos membros inferiores e da marcha;
  • Identificar as principais alterações de desenvolvimento, bem como entender as consequências dessas alterações no correto funcionamento do aparelho locomotor.
  • Orientar corretamente uma criança que evidencie sinais de anomalias de desenvolvimento dos membros inferiores.


Psicologia e Desenvolvimento Infantil
Perturbações psicológicas, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil

  • Conhecer aspetos do desenvolvimento da criança, nomeadamente do desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
  • Reconhecer as alterações comportamentais mais frequentes em contexto escolar;
  • Adquirir estratégias para lidar com alterações comportamentais e implementar a mudança comportamental.


U.C.3. - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
Segurança Alimentar

  • Reconhecer a necessidade de controlo de qualidade e avaliação dos alimentos, particularmente no controlo higio-sanitário da restauração coletiva e pública.
  • Identificar e avaliar as práticas e procedimentos higio-sanitários utilizados nas unidades do setor alimentar.


Nutrição e Alimentação Humana

  • Reconhecer a importância do cuidado nutricional na promoção da saúde;
  • Promover estratégias de educação alimentar;
  • Conhecer as necessidades nutricionais na infância;
  • Conhecer as características e constituintes dos alimentos;
  • Identificar os efeitos nutricionais e organoléticos dos métodos culinários.


Planos Alimentares na Infância

  • Adquirir conhecimentos no âmbito da alimentação e nutrição humana:
    • princípios de uma alimentação saudável e erros alimentares;
    • planeamento e aplicação de planos alimentares adaptados à infância;
    • princípios da terapêutica nutricional em situações patológicas, como a obesidade, alergias e intolerâncias alimentares e desnutrição.

Acreditação(ões)

Curso acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Continua com o registo nº CCPFC/ACC-72909/13.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras

Informação adicional

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. As avaliações decorrerão no final de cada unidade curricular, através de testes escritos de escolha múltipla. O curso contempla formação em Suporte Básico de Vida, com diploma certificado. Está prevista ainda a realização de um seminário inserido no âmbito do curso.Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e restantes Profissionais de Educação Graduados, Psicólogos, Profissionais de Saúde e outros.Análise Curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.30104 Horas11O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.O curso decorrerá de Setembro de 2013 a Abril de 2014. As aulas decorrerão quinzenalmente aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.PROVISÓRIO 21 e 28 de Setembro de 2013 12 e 26 de Outubro de 2013 09 e 23 de Novembro de 2013 06 e 20 de Dezembro de 2013 04, 11 e 25 de Janeiro de 2014 08 e 22 de Fevereiro de 2014 01, 15 e 29 de Março de 2014 05 e 26 de Abril de 2014 O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Curso de formação em cuidados de saúde na infância em ambiente escolar

Preço para verificar