Criação e produção musical

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
Profissionais e estudantes de qualquer área com relação com a música e especialmente vocacionados para a criação musical.

| OBJETIVOS
Estimular e aprofundar a vocação criativa musical. Aprender técnicas de criação e produção. Formar músicos capazes de criar música, independentemente do tipo de género ou área musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Compositores e Produtores Musicais em diversos géneros e “estilos” musicais, e ainda para áreas como cinema, publicidade e televisão.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Estimular e aprofundar a vocação criativa musical. Aprender técnicas de criação e produção. Formar músicos capazes de criar música, independentemente do tipo de género ou área musical.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Compositores e Produtores Musicais em diversos géneros e “estilos” musicais, e ainda para áreas como cinema, publicidade e televisão.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESTÚDIO DE SOM (21h)
Equipamentos e funcionamento operacional do estúdio de gravação musical: régie; sala de captação, microfones, processamento de sinal, escuta, sistemas de gravação, edição e mistura. Operações base em Protools. Exercício prático de gravação e mistura de música.

| MIDI E SÍNTESE SONORA (18h)
Protocolos, ligações e sincronismos MIDI. Controladores, interfaces e outros equipamentos. Os diversos tipos de síntese de som. Aditiva, subtrativa, FM. Softwares e hardwares de síntese, sampling e processamento de som: operações base com Ableton Live. Instrumentos e samplers Virtuais. Teclados, controladores de faders, Drum Pads, trigers, etc. Integração de samplers e synths com o editor MIDI. Automação com o editor MIDI. Exercícios de criação e produção de música, integrando MIDI e síntese.

| LINGUAGEM MUSICAL (18h)
Noções base de linguagem musical. A notação musical tradicional e a representação gráfica na sequenciação em DAW. Estéticas musicais: análise de estruturas, progressões melódicas e harmónicas; esquemas de sequenciação. Introdução aos instrumentos musicais: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, elétricos e eletrónicos (do analógico ao digital). Pequenos exercícios práticos de composição rítmica, melódica e harmónica.

| ELETRÓNICA (21h)
O contexto histórico da música eletrónica e de dança. Evoluções tecnológicas de equipamentos e instrumentos. Movimentos e correntes das últimas décadas, do disco ao house e ao techno. Géneros e subgéneros. Tecnologias digitais: do sampler ao computador. Criação, manipulação e gestão de samples. Características fundamentais do género ao nível rítmico, harmónico e tímbrico.
Projeto prático de criação individual com base principal em ferramentas digitais, estimulando ainda ao uso de outros instrumentos e periféricos musicais.

| HIP HOP (24h)
O contexto histórico, da abolição da escravatura à migração para os subúrbios das grandes cidades americanas. As gerações e movimentos das últimas décadas a nível cultural e musical. Origens e influências: Jazz, Soul, Funk e Afro-latina. Do “underground” ao “mainstream” Características fundamentais do género; “The Breaks”; Ritmo e Poesia. Flow: versificação e métrica. As ferramentas: dois pratos e um microfone – “o Turntablism”. TR, MPC, SP12 e a definição da sonoridade do HipHop. Princípios e técnicas: sampling e lowend; noise e sons não tonais; choping; looping; timestrech e pitchshift. Síntese. Boombap, jazzy, hiphop e trap. Projeto de criação, letra e beat com base principal em computador com Pro Tools ou Ableton Live, podendo incorporar ainda outros instrumentos musicais.

| POP ROCK (27h)
História breve do “Pop Rock”. Origens e influências: R&B e outras. Géneses americana e britânica. Principais movimentos e gerações a partir dos anos 50. Tendências atuais do pop ao rock, do mainstream ao indie. Audição crítica. Características fundamentais do género, ao nível harmónico, melódico e tímbrico. Princípios e técnicas de songwriting em pop rock. Projeto de criação individual de canções, estimulando a colaboração ao nível instrumental de colegas de turma. Acesso ao estúdio de som para gravação de voz e outros instrumentos.

| AFRO-AMERICANA (24h)
World music: música tradicional do mundo, novos movimentos e apropriações. Música afro-americana e africana: origens, evolução, géneros e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspectos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos

| PORTUGUESA (24h)
Música portuguesa: fado, cante alentejano e outras, novas apropriações e fusões. Audição crítica de exemplos chave, destacando aspetos musicais comuns e distintos. Composição individual de músicas que incorporem raízes tradicionais de um género ou mais, mas com uma perspetiva contemporânea e pessoal. Além do uso de tecnologias digitais, é estimulado o acesso ao estúdio de som para captação de instrumentos diversos.

| MÚSICA PARA CINEMA, TELEVISÃO E PUBLICIDADE (27h)
Elementos da imagem em movimento e relação com o som e a música. Análise de bandas sonoras. O papel do compositor numa produção audiovisual. Etapas de produção. Relação com o realizador, guião e pós-produção áudio. Exemplos e especificidades para televisão, publicidade, cinema, videojogos, etc. Técnicas de composição para imagem. Exercícios práticos de composição para cinema, televisão e publicidade.

| PRODUÇÃO MUSICAL, EDIÇÃO E PROMOÇÃO (43h)
Este módulo prepara o aluno para o mercado como músico compositor. 1) Mostrar e discutir as composições de cada aluno fez ao longo do curso com o formadorque funciona como produtor, editor e promotor. Seleção e melhoria eventual de composições, num prazo definido. 2) Trabalho de mistura e masterização, juntamente com alunos de Som, para edição online pela escola e pelos próprios alunos (direitos de autor dos mesmos). Ponte com alunos de design, fotografia, etc. para criação de conteúdos promocionais. 3) Possibilidade de apresentação ao vivo de 1 a 3 composições de cada aluno no Festival World Academy. Os alunos podem convidar músicos do curso, ou outros, para interpretar as suas composições. Será feito um registo multicâmara e multipista do concerto, que também servirá como material promocional para cada aluno.

Criação e produção musical

Preço para verificar