Criação de conteúdos digitais

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
Pessoas com perfil criativo que queiram ser profissionais multifacetados na área de comunicação e conteúdos, com foco especial no digital.


| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, linguagens e procedimentos em produção media.
Dominar na prática a operação dos principais equipamentos e softwares, nas componentes técnica e criativa.
Estar apto a integrar o mercado como profissional criativo para a produção de conteúdos em qualquer plataforma ou media.


| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências digitais, de publicidade e comunicação. Produtoras audiovisuais e estações de televisão. Qualquer marca, empresa ou organização que produza conteúdos de comunicação para vários media e plataformas.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Compreender as principais tecnologias, linguagens e procedimentos em produção media.
Dominar na prática a operação dos principais equipamentos e softwares, nas componentes técnica e criativa.
Estar apto a integrar o mercado como profissional criativo para a produção de conteúdos em qualquer plataforma ou media.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Agências digitais, de publicidade e comunicação. Produtoras audiovisuais e estações de televisão. Qualquer marca, empresa ou organização que produza conteúdos de comunicação para vários media e plataformas.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESCRITA CRIATIVA (20h)
O que é o copywriting. A relação entre o texto criativo e o texto promocional. A importância de saber escrever. Os elementos do copywriting: headline, bodycopy, kicker, longcopy, entre outros. Tipos de copywriters e diferentes mercados: da brochura informativa à assinatura de uma marca. Quando e quando não é necessário o copy. O copy para vários formatos. Os processos da escrita criativa: estratégias para enfrentar a folha branca. Exercícios variados de escrita criativa a partir de vários “gatilhos”. Storytelling: tudo se conta melhor como uma história. A ligação entre o copy e a imagem. O copywriter na equipa criativa.

| FOTOGRAFIA (28h)
Estética da imagem e da fotografia. Elementos de composição, cor e luz. Realismo e subjetividade, arte e criação.
Referências e exemplos históricos e atuais.
Fundamentos de luz e cor.
Princípios ópticos: distância focal, foco e profundidade, diafragma, obturador e exposição.
Fotografia digital, resolução e sensores. Formatos digitais.
Tipos de câmaras e tecnologias. Camara DSLR: funções e operação. Exercícios práticos.
Iluminação: medições, luz natural, iluminação de estúdio
de flash e contínua.
Principais equipamentos e acessórios. Técnicas de iluminação.
Exercícios práticos em estúdio e exteriores.
Pós-produção fotográfica e tratamento de imagens.
Exercícios práticos com Photoshop e Lightroom.

| CAPTAÇÃO VÍDEO (24h)
Noções essenciais de mercado e produção: tipos de obras e produtos, equipas, recursos, etapas e tarefas de produção.
Realização e Linguagem audiovisual: perceção visual, estética da imagem, espaço visual, tipologia dos planos, perceção do movimento, tempo e montagem, dramaturgia e ritmo, espaço e tempo sonoros. Continuidade, raccord e rutura.
Ponto de vista, subjetividade e objetividade.
Breves noções de escrita de guião. Autoria e realização.
Teoria e propriedades da luz. Perceção humana.
Ótica e objetivas. Diafragma e exposição. Conversão ótico-elétrica. Caraterísticas e manipulação do sinal vídeo. Vídeo digital. Normas, formatos e codecs. Ligações. Tecnologia das câmaras de vídeo profissionais e semi profissionais. Setup da câmara. Composição, enquadramento e movimentos de câmara.
Fontes de luz e material de iluminação.
Teoria e linguagem da iluminação e direção de fotografia.
Tipos de ambientes, conceitos e situações: estúdio e exteriores.
Exercícios de câmara e iluminação em estúdio e exteriores: entrevista, reportagem, outros.
Propriedades do som. Tipologia de microfones e seu uso.
Gravação áudio em vídeo: formatos, gravação direta na câmara, com mixer e gravação independente.
Exercícios de captação e gravação de áudio para vídeo.

| EDIÇÃO VÍDEO (24h)
O mundo da pós-produção digital: imagem, som, grafismos e animação, áreas e produtos específicos.
Hardware e configurações.
Teorias e princípios da montagem. Os softwares de edição do mercado.
Práticas de edição: do rough cut até à montagem final.
Correção de cor e sonorização.
Exercícios práticos de edição vídeo.
Importação e exportação para multiplataforma.

| MOTION GRAPHICS (24h)
Princípios básicos de grafismo e composição aplicados às imagens em movimento nos principais formatos e standards. Introdução ao software Adobe After Effects. Princípios básicos de animação por keyframing e aplicação específica de diferentes tipos de interpolação.
Explanação e aplicação de métodos e técnicas de tratamento e manipulação dos vários tipos de materiais visuais.
Explanação e aplicação de diversos métodos e técnicas para a elaboração de efeitos visuais digitais.
Execução de pequenos filmes individuais com base nas metodologias e técnicas abordadas.

| DESIGN GRÁFICO (32h)
Noções base sobre design gráfico e de comunicação: cores, proporcionalidade, espaçamento, tipografia, hierarquias e funcionalidade. Introdução ao Ilustrator e ligação ao Photoshop.
Exercícios tipográficos e de integração com imagem. Trabalhar peças gráficas com marcas e logos.
Exercícios práticos de criação de peças simples de design gráfico para áreas de print e digital.

| WEB (40h)
O funcionamento da Web: clientes e servidores. Tecnologias front-end e tecnologias back-end. Os standards Web.
User Experience. Design consistente; standard design; estruturas de navegação; estruturas de organização de conteúdo; arquitetura de informação; navegação progressiva. Boas práticas de utilização de menus e sub-menus. Ferramentas de pesquisa.
Prototipagem. Editores de código.
Entender a função do HTML: a estrutura da página. Análise da estrutura de documento HTML. HTML: sintaxe básica e elementos principais. Headings; parágrafos; quebras de linha; texto; imagens. Elementos de estruturação. Ligações para elementos na página e para elementos exteriores. Criação e configuração de listas.
Entender a função do CSS: o controlo visual de uma página e função dos selectors. Prática de utilização dos vários seletores CSS. Exercício prático de criação de uma página/ site web.

| DIGITAL E SOCIAL MEDIA (24h)
Criação e gestão de páginas institucionais. Blog e site em WordPress (ou equivalente). Criação de conteúdos partilháveis. Criação de estratégia de presença da marca nas redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e outros.
Gestão de comunidades online: criação e gestão de conteúdos, formação de comunidades, boas práticas, gestão de crises. Publicidade e promoção nas redes sociais.
Breves noções de Google adwords, analytics e outras métricas e ferramentas.

| PROJETO FINAL (34h)
Projeto completo de criação, produção e implementação de conteúdos digitais, individual ou pequenos grupos. Os conteúdos devem incluir fotografia, vídeo, copywriting e pequeno site ou aplicativo web. Briefing real apresentado e escolhido pelos alunos e apresentado a um júri de profissionais do mercado. Cada equipa ou aluno pode recorrer à participação de alunos de outros cursos e áreas da World Academy, tais como música, ilustração, apresentador ou outras.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos serão ainda convidados, ao longo do curso, para participarem em exercícios de outros cursos, animação cultural da escola ou eventos de parceiros.

Criação de conteúdos digitais

Preço para verificar