Mestrado
Em Leiria

Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Leiria
-
Início
Datas a escolher
Objetivos Gerais O 2º ciclo em Cinema da UBI é abrangente e tem como objetivos gerais proporcionar uma formação curricular - tanto em áreas ligadas à teoria, à história e à estética do cinema como em áreas de cariz mais prático, tal como a escrita de guiões, a realização, a imagem, o som ou a montagem – o que permite ao estudante definir, através de Unidades Curriculares optativas, o seu próprio percurso, de acordo com uma consciência crítica, criativa e reflexiva.
Esta harmonização entre teoria e prática procura não só desenvolver conhecimentos e competências adquiridos durante o 1º ciclo da licenciatura mas também integrar estudantes com formações afins ao cinema.
A formação curricular referida proporciona ao estudante a preparação necessária para elaborar (de forma igualmente optativa) uma dissertação, um plano de estágio com relatório ou um projeto de filme com relatório, tendo em vista a sua integração no mercado do cinema e do audiovisual ou a continuação em estudos de doutoramento.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Competências O 2º ciclo em Cinema confere aos seus estudantes as seguintes competências: - adquirir, desenvolver e sustentar autonomamente conhecimentos teóricos que permitam elaborar trabalhos de investigação científica na área do cinema, para apresentação pública. - aplicar conhecimentos teóricos, éticos e estéticos em trabalhos de natureza prática ou laboratorial. - adquirir, desenvolver e sustentar conhecimentos e aptidões práticas na área do cinema, estética e conceptualmente enquadradas. - elaborar de forma autónoma uma dissertação escrita; sustentar e estruturar um quadro teórico coerente e atual; utilizar metodologias sólidas e definir um corpus adequado. - integrar profissionalmente uma empresa num estágio profissional; apresentar um relatório detalhado dessa experiência profissional, que manifeste sobretudo: capacidades de adaptação, aprendizagem de novas competências em contexto profissional e aplicação de aptidões e conhecimentos adquiridos no ano curricular. - desenvolver, desde a pré-produção até à pós-produção, assumindo por norma o papel de realizador no âmbito da equipa, um projeto de filme acompanhado de um relatório detalhado capaz de: definir o tema; enquadrar as questões estéticas e conceptuais; expor os processos e as dificuldades e eventuais soluções de produção. - ingressar no mercado de trabalho na área do cinema e do audiovisual ou prosseguir estudos de doutoramento.
Saídas Profissionais Realização; Guionismo; Pré-produção, produção e pós-produção de filmes; Integração em produtoras nacionais e internacionais; Programação de cinema; Crítico de Cinema; Investigação.
Requisitos de Admissão CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS Existem 3 Fatores: A = Natureza do curso e do estabelecimento de ensino superior em que foi obtida a aprovação no 1º ciclo; B = Classificação do grau de licenciado ou equivalente legal; C = Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional na área de especialização em cinema. Deste modo: FA - Fator de seriação A - Licenciatura em Cinema - 5 pontos; FA - Fator de seriação A - Licenciaturas afins - 3 pontos; FA - Fator de seriação A - Licenciaturas sem afinidade - 1 ponto;
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1322/2011, 18-03-2011
Opiniões
Programa
Teoria dos Cineastas
Seminário de Investigação
Opção 1
Novos Cinemas
Oficina de Cinema
Cinema Português
Cinema e Outras Artes
Investigação em Artes
Projecto de Cinema
Opção 2
Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório
13582
13590
13585
13588
Informação adicional
Cinema