Universidade da Beira Interior

      Cinema

      Universidade da Beira Interior
      Em Leiria

      Preço para verificar
      Ou preferes ligar para o centro agora?
      27524... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Mestrado
      Local Leiria
      Início Datas a escolher
      • Mestrado
      • Leiria
      • Início:
        Datas a escolher
      Descrição

      Objetivos Gerais O 2º ciclo em Cinema da UBI é abrangente e tem como objetivos gerais proporcionar uma formação curricular - tanto em áreas ligadas à teoria, à história e à estética do cinema como em áreas de cariz mais prático, tal como a escrita de guiões, a realização, a imagem, o som ou a montagem – o que permite ao estudante definir, através de Unidades Curriculares optativas, o seu próprio percurso, de acordo com uma consciência crítica, criativa e reflexiva.
      Esta harmonização entre teoria e prática procura não só desenvolver conhecimentos e competências adquiridos durante o 1º ciclo da licenciatura mas também integrar estudantes com formações afins ao cinema.
      A formação curricular referida proporciona ao estudante a preparação necessária para elaborar (de forma igualmente optativa) uma dissertação, um plano de estágio com relatório ou um projeto de filme com relatório, tendo em vista a sua integração no mercado do cinema e do audiovisual ou a continuação em estudos de doutoramento.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Datas a escolher
      Leiria
      Leiria, Portugal
      Ver mapa
      Início Datas a escolher
      Localização
      Leiria
      Leiria, Portugal
      Ver mapa

      A ter em conta

      · Quais são os objetivos deste curso?

      Competências O 2º ciclo em Cinema confere aos seus estudantes as seguintes competências: - adquirir, desenvolver e sustentar autonomamente conhecimentos teóricos que permitam elaborar trabalhos de investigação científica na área do cinema, para apresentação pública. - aplicar conhecimentos teóricos, éticos e estéticos em trabalhos de natureza prática ou laboratorial. - adquirir, desenvolver e sustentar conhecimentos e aptidões práticas na área do cinema, estética e conceptualmente enquadradas. - elaborar de forma autónoma uma dissertação escrita; sustentar e estruturar um quadro teórico coerente e atual; utilizar metodologias sólidas e definir um corpus adequado. - integrar profissionalmente uma empresa num estágio profissional; apresentar um relatório detalhado dessa experiência profissional, que manifeste sobretudo: capacidades de adaptação, aprendizagem de novas competências em contexto profissional e aplicação de aptidões e conhecimentos adquiridos no ano curricular. - desenvolver, desde a pré-produção até à pós-produção, assumindo por norma o papel de realizador no âmbito da equipa, um projeto de filme acompanhado de um relatório detalhado capaz de: definir o tema; enquadrar as questões estéticas e conceptuais; expor os processos e as dificuldades e eventuais soluções de produção. - ingressar no mercado de trabalho na área do cinema e do audiovisual ou prosseguir estudos de doutoramento.

      · Público alvo

      Saídas Profissionais Realização; Guionismo; Pré-produção, produção e pós-produção de filmes; Integração em produtoras nacionais e internacionais; Programação de cinema; Crítico de Cinema; Investigação.

      · Requisitos

      Requisitos de Admissão CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS Existem 3 Fatores: A = Natureza do curso e do estabelecimento de ensino superior em que foi obtida a aprovação no 1º ciclo; B = Classificação do grau de licenciado ou equivalente legal; C = Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional na área de especialização em cinema. Deste modo: FA - Fator de seriação A - Licenciatura em Cinema - 5 pontos; FA - Fator de seriação A - Licenciaturas afins - 3 pontos; FA - Fator de seriação A - Licenciaturas sem afinidade - 1 ponto;

      · Titulação

      Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Ef 1322/2011, 18-03-2011

      Perguntas & Respostas

      Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

      Programa

      Teoria dos Cineastas


      Seminário de Investigação


      Opção 1


      Novos Cinemas


      Oficina de Cinema


      Cinema Português


      Cinema e Outras Artes


      Investigação em Artes


      Projecto de Cinema


      Opção 2


      Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório


      13582
      13590
      13585
      13588

      Informação adicional

      Infraestruturas 1. Instalações e equipamentos disponíveis para todos os Cursos da UBI 1.1. Centro de Informática (CI) 1.2. Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) 1.3. Bibliotecas (Monografias, Publicações Periódicas, Filmes em DVD e vídeo) 1.4. Serviços Gráficos e de Publicações 2. Instalações e equipamentos afectos aos cursos do Departamento de Comunicação e Artes 2.1. Laboratórios de Fotografia 2.2. Atelier de Audiovisuais e Multimédia 2.3. LABCOM -Laboratório de Comunicação On-line 2.4. Laboratório de Design Gráfico 3. Instalações e equipamentos específicos do curso de Cinema 3.1. Cinubiteca - sala de cinema da UBI 3.2. Estúdio e Laboratórios de Imagem e Som

      Compare para escolher melhor:
      Ver mais