Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais O 2º ciclo em Cinema da UBI é abrangente e tem como objetivos gerais proporcionar uma formação curricular - tanto em áreas ligadas à teoria, à história e à estética do cinema como em áreas de cariz mais prático, tal como a escrita de guiões, a realização, a imagem, o som ou a montagem – o que permite ao estudante definir, através de Unidades Curriculares optativas, o seu próprio percurso, de acordo com uma consciência crítica, criativa e reflexiva.
Esta harmonização entre teoria e prática procura não só desenvolver conhecimentos e competências adquiridos durante o 1º ciclo da licenciatura mas também integrar estudantes com formações afins ao cinema.
A formação curricular referida proporciona ao estudante a preparação necessária para elaborar (de forma igualmente optativa) uma dissertação, um plano de estágio com relatório ou um projeto de filme com relatório, tendo em vista a sua integração no mercado do cinema e do audiovisual ou a continuação em estudos de doutoramento.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências O 2º ciclo em Cinema confere aos seus estudantes as seguintes competências:

- adquirir, desenvolver e sustentar autonomamente conhecimentos teóricos que permitam elaborar trabalhos de investigação científica na área do cinema, para apresentação pública.
- aplicar conhecimentos teóricos, éticos e estéticos em trabalhos de natureza prática ou laboratorial.
- adquirir, desenvolver e sustentar conhecimentos e aptidões práticas na área do cinema, estética e conceptualmente enquadradas.
- elaborar de forma autónoma uma dissertação escrita; sustentar e estruturar um quadro teórico coerente e atual; utilizar metodologias sólidas e definir um corpus adequado.
- integrar profissionalmente uma empresa num estágio profissional; apresentar um relatório detalhado dessa experiência profissional, que manifeste sobretudo: capacidades de adaptação, aprendizagem de novas competências em contexto profissional e aplicação de aptidões e conhecimentos adquiridos no ano curricular.
- desenvolver, desde a pré-produção até à pós-produção, assumindo por norma o papel de realizador no âmbito da equipa, um projeto de filme acompanhado de um relatório detalhado capaz de: definir o tema; enquadrar as questões estéticas e conceptuais; expor os processos e as dificuldades e eventuais soluções de produção.
- ingressar no mercado de trabalho na área do cinema e do audiovisual ou prosseguir estudos de doutoramento.

Saídas Profissionais Realização; Guionismo; Pré-produção, produção e pós-produção de filmes; Integração em produtoras nacionais e internacionais; Programação de cinema; Crítico de Cinema; Investigação.

Requisitos de Admissão
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
Existem 3 Fatores:
A = Natureza do curso e do estabelecimento de ensino superior em que foi obtida a aprovação no 1º ciclo;
B = Classificação do grau de licenciado ou equivalente legal;
C = Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional na área de especialização em cinema.
Deste modo:
FA - Fator de seriação A - Licenciatura em Cinema - 5 pontos;
FA - Fator de seriação A - Licenciaturas afins - 3 pontos;
FA - Fator de seriação A - Licenciaturas sem afinidade - 1 ponto;

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1322/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Teoria dos Cineastas


Seminário de Investigação


Opção 1


Novos Cinemas


Oficina de Cinema


Cinema Português


Cinema e Outras Artes


Investigação em Artes


Projecto de Cinema


Opção 2


Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório


13582
13590
13585
13588

Informação adicional

Infraestruturas 1. Instalações e equipamentos disponíveis para todos os Cursos da UBI 1.1. Centro de Informática (CI) 1.2. Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) 1.3. Bibliotecas (Monografias, Publicações Periódicas, Filmes em DVD e vídeo) 1.4. Serviços Gráficos e de Publicações 2. Instalações e equipamentos afectos aos cursos do Departamento de Comunicação e Artes 2.1. Laboratórios de Fotografia 2.2. Atelier de Audiovisuais e Multimédia 2.3. LABCOM -Laboratório de Comunicação On-line 2.4. Laboratório de Design Gráfico 3. Instalações e equipamentos específicos do curso de Cinema 3.1. Cinubiteca - sala de cinema da UBI 3.2. Estúdio e Laboratórios de Imagem e Som

Cinema

Preço para verificar