Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais O curso de 1º ciclo em Cinema da UBI confere aos alunos a capacidade de atuar criativamente nas diversas áreas da atividade cinematográfica (realização, produção, guionismo, fotografia, montagem e som) e da sua promoção, divulgação e estudo.
Permite-lhes igualmente refletir sobre os fundamentos teóricos, éticos e estéticos da atividade cinematográfica.
Capacita-os para a implementação autónoma de projetos.

Estes objetivos são alcançados através da experimentação de abordagens pessoais e contemporâneas à criação cinematográfica nas suas diversas vertentes, de uma formação de base teórica sólida e abrangente, da prática laboratorial e projetual consistente e do debate regular em seminários, conferências e masterclasses com especialistas das mais variadas áreas.

O curso destina-se tanto a alunos de graduação que pretendam ingressar imediatamente no mercado de trabalho após a sua conclusão como a alunos que enveredem pelo prosseguimento dos estudos.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências No final do curso, o aluno deve:
a) Ser capaz de conceber criativamente uma obra cinematográfica, dominando as necessidades e especificidades das principais funções existentes na produção fílmica (produção, realização, guionismo, fotografia, montagem e som) e identificando as exigências associadas ao processo criativo da mesma.

b) Dominar a especificidade e a sofisticação técnica e artística da criação cinematográfica, conciliando conceitos e teorias fundamentais da história do cinema com procedimentos e tecnologias contemporâneas que lhe permitam executar uma obra cinematográfica sólida de modo flexível.

c) Evidenciar capacidade de trabalho em equipa, sentido de responsabilidade na gestão de recursos e equipamentos, disponibilidade e empenho na aprendizagem, aptidão empreendedora e/ou liderante, atitude criativa e arrojada e sentido de compromisso profissional.

d) Ser capaz de exercer um juízo crítico devidamente fundamentado sobre as obras alheias e sobre o seu próprio trabalho, dominando as ferramentas teóricas e argumentativas necessárias à elaboração de um discurso verbal ou visual consistente e inventivo.

e) Ser capaz de analisar e compreender a atividade cinematográfica nas suas múltiplas dimensões, indo da obra fílmica única à filmografia de um autor ou aos paradigmas das diversas tradições e cinematografias mundiais.

f) Compreender o relevo do cinema no conjunto das formas de expressão artísticas e comunicacionais e articular a sua ligação estética e técnica às demais artes.

g) Ser capaz de avaliar as condições, implicações e consequências éticas, políticas, sociais e económicas da atividade cinematográfica.

h) Revelar uma elevada compreensão e aplicação da pluralidade e vastidão da teoria e da história cinematográficas nos mais variados contextos (criativo, mediático, cultural), no que respeita a géneros, autores ou sistemas de produção.

Saídas Profissionais A formação abrangente proporcionada pelo curso, conciliando a aprendizagem teórica e a aprendizagem prática, permite, no final do mesmo, que os alunos desempenhem as mais variadas funções nas diferentes vertentes da atividade cinematográfica, seja em tarefas de liderança criativa e profissional (realizador, produtor, guionista, montador, director de fotografia ou director de som) seja em tarefas de assistência e apoio.

Tal formação permite, igualmente, o desenvolvimento de atividades de natureza mais reflexiva como a investigação científica, a crítica e o ensaísmo, bem como de divulgação da cultura cinematográfica (programação ou edição, por exemplo).

De igual modo, os alunos estão capacitados para desenvolver atividades em áreas afins ao cinema como a programação e a animação culturais ou a produção de conteúdos para diversos suportes e plataformas mediáticos (televisão, internet, videojogos, etc.)

Os alunos estão igualmente habilitados a fornecer formação especializada teórica e prática na área do cinema.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1303/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Introdução ao Cinema


Semiótica


História do Cinema


Teoria da Narrativa Cinematográfica


Laboratório de Cinema I


Teoria do Cinema I


Análise de Filmes


Laboratório de Fotografia


Laboratório de Som


Laboratório de Montagem


Laboratório de Guionismo


Laboratório de Realização


Laboratório de Cinema II


Produção Cinematográfica


Teoria do Cinema II


Seminário de Cinema I


Estética


Géneros Cinematográficos


Movimentos Artísticos Contemporâneos


Projeto de Cinema I


Ética


História e Estética do Cinema Português


Música


Projeto de Cinema II


Seminário de Cinema II


Estratégias de Comunicação


Projeto Final


Informação adicional

Infraestruturas Centro Multimédia: a) estúdio de filmagem b) estúdio de som c) equipamento de rodagem d) unidades de pós-produção de imagem e som e) laboratório de fotografia f) sala de workshops Cinubiteca: a) sala de exibição cinematográfica b) sala de conferências, debates e colóquios CREA (Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem): a) estúdio de filmagem b) unidades de pós-produção de imagem e som c) laboratório de fotografia Biblioteca Central: a) 200 postos de trabalho informático b) bibliografia específica c) filmoteca Labcom - Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line ( a) BOCC (contém textos e outra documentação on-line sobre Cinema) b) Livroslabcom.ubi.pt (contém livros on-line sobre Cinema) c) Linha de investigação Cinema e Multimédia Acesso permanente à Internet

Cinema

Preço para verificar