Ciências da Comunicação (MESTRADOS0)

Mestrado

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    3 Semestres

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por três ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo, as Relações Públicas, Publicidade e Marketing e as Tecnologias da Comunicação.

A estrutura deste ciclo estudos foi pensada para responder a necessidades que decorrem da permanente atualização do conceito e das teorias da Comunicação, de tal modo que em cada uma das áreas em apreço o estudante encontra a oportunidade para aprofundar conhecimentos, proceder a revisões bibliográficas, descobrir novos pólos de interesse, mas também contactar com experiências profissionais frequentemente reforçadas pela atividade, complementar à da academia de um corpo docente reconhecidamente qualificado.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.

De acordo com o nº 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei nº 74/2006 , de 24 de março, na última redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de Agosto, podem candidatar-se ao acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2.º ciclo):

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
Titulares de grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Acreditação plena, por 6 anos, pela A3ES

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • História
  • Jornalismo
  • Jornalismo ESPECIALIZADO
  • DIÁRIOS DE REFERÊNCIA
  • Jornalismo Cultural
  • Científico COMPARADO
  • Laboratório
  • Psicossociologia
  • Comunicação
  • Trabalho científico

Programa

RAMO: JORNALISMO

1º ANO   (1º SEMESTRE)
  • TEORIA E HISTÓRIA COMPARADA DO JORNALISMO
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO I: JORNALISMO CULTURAL E CIENTÍFICO COMPARADO
  • LABORATÓRIO DE JORNALISMO I: DIÁRIOS DE REFERÊNCIA
  • PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO II: JORNALISMO POLÍTICO E ECONÓMICO COMPARADO
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO III: JORNALISMO INVESTIGATIVO COMPARADO
  • LABORATÓRIO DE JORNALISMO II: SEMANÁRIOS E MAGAZINES DE REFERÊNCIA
  • LABORATÓRIO DE JORNALISMO III: COMENTARISMO NACIONAL E INTERNACIONAL
2º ANO   (1 e 2º SEMESTRE)
  • ESTÁGIO
  • DISSERTAÇÃO
RAMO: RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING

1º ANO   (1º SEMESTRE)
  • EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA
  • GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS: PLANEAMENTO DE MARKETING E PUBLICIDADE
  • ESTUDOS DE OPINIÃO, PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
  • PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • COMUNICAÇÃO GRÁFICA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
  • DESIGN, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
  • AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE PUBLICIDADE E DE MARKETING
  • IDENTIDADE CORPORATIVA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
2º ANO   (1º SEMESTRE)
  • ESTÁGIO
  • DISSERTAÇÃO
RAMO: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

1º ANO   (1º SEMESTRE)
  • ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS
  • PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO E EDIÇÃO AUDIOVISUAL
  • PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
  • TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: SOM E IMAGEM
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1º ANO   (2º SEMESTRE)
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
  • DESIGN, INFORGRAFIA E COMUNICAÇÃO GRÁFICA
  • TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGEM
  • MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
  • PRODUÇÃO DIGITAL MULTIMÉDIA E WEBDESIGN
2º ANO   (1º SEMESTRE)
  • ESTÁGIO
  • DISSERTAÇÃO

Ciências da Comunicação (MESTRADOS0)

Preço para verificar