Ciências biomédicas

Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais Os principais objetivos deste curso são:

- Fornecer uma forte formação nas áreas das ciências e tecnologias biomédicas, dotando os licenciados com competências que lhes permitam a inserção no mercado de trabalho.

- Oferecer uma formação interdisciplinar que integre e aplique os princípios da Física, Química, Biologia e métodos de Engenharia na compreensão e resolução de questões atuais no âmbito das Ciências Biomédicas.

- Formar profissionais aptos a integrar equipas multidisciplinares, capazes de fazer a interface entre a Biomedicina, a Física, a Química e a Engenharia.

- Habilitar os licenciados em Ciências Biomédicas com as competências necessárias para ingressarem e aprofundarem os seus conhecimentos num 2º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas ou áreas afins.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências No final do curso, o estudante deve ser capaz de: - aplicar os conhecimentos adquiridos nas áreas da Biologia, Química, Física e Engenharia na resolução de problemas. - compreender o modo de funcionamento de equipamentos biomédicos e saber usá-los. - usar componentes eletrónicos discretos e integrados e compreender a sua aplicação em biociências. - usar instrumentação médica e analítica adequada à transdução, análise e processamento de sinais biomédicos. - interpretar a informação contida nos manuais de instruções de equipamentos. - ser responsável na utilização dos equipamentos biomédicos. - usar ferramentas informáticas diversas e ser capaz de elaborar aplicações informáticas. - manipular amostras biológicas de origens diversas e produtos químicos de acordo com as regras de segurança e boas práticas laboratoriais, mostrando respeito por si, pelos outros e pelo ambiente. - interpretar descrições de métodos e protocolos experimentais. - interpretar e apresentar resultados experimentais. - demonstrar pensamento crítico e compromisso ético. - ler e compreender documentos científicos em língua portuguesa e inglesa. - escrever documentos científicos em língua portuguesa. - comunicar oralmente, em língua portuguesa, para públicos constituídos por especialistas e não-especialistas na sua área de formação. - aprender e trabalhar com elevado grau de autonomia. - estabelecer relações interpessoais e trabalhar numa equipa multidisciplinar. - mostrar responsabilidade no trabalho e respeito pelos pares em equipas multidisciplinares. - ter iniciativa e capacidade de tomar decisões. - ser criativo e adaptar-se a novas situações. - organizar e planificar tarefas. - ter capacidade de liderança e espírito empreendedor. - promover a qualidade. - integrar ciclos de estudos mais avançados em instituições de ensino nacionais e internacionais.

Saídas Profissionais Os licenciados em Ciências Biomédicas poderão integrar equipas multidisciplinares especializadas no desenho e conceção de novos equipamentos utilizados em Biomedicina, participar em processos de certificação de equipamentos biomédicos, dar assistência técnica e apoio comercial, proceder à manutenção de pequenos equipamentos e dar apoio à investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biomédicas. A sua atividade poderá ser exercida em Laboratórios (públicos e privados), Centros e Institutos de Investigação Biomédica, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Biotecnologia, Centros Médicos e Hospitalares, Universidades e outras instituições de ensino.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 31-01-2018 Registo DGES R/A-Ef 1301/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Cálculo I


Física Geral I


Introdução às Ciências Biomédicas


Química I


Biologia Celular e Molecular


Álgebra Linear e Numérica


Cálculo II


Física Geral II


Química II


Microbiologia Biomédica


Anatomia e Fisiologia Humana I


Eletrónica


Bioestatística


Bioquímica I


Computadores e Programação


Anatomia e Fisiologia Humana II


Processos Físicos do Corpo Humano


Análise e Processamento de Biossinais


Biomateriais


Bioquímica II


Instrumentação e Medidas Biomédicas


Imunologia


Neurofisiologia


Opção 1


Opção 2


Seminário


Opção 3


Opção 4


Empreendedorismo


Opção 5


13414
13415
13418
13421
13453
13544
13545
13414
13415
13418
13421
13453
13544
13545
13422
13426
13427
13429
13431
13432
13452
13454
13546
13422
13426
13427
13429
13431
13432
13452
13454
13546
13422
13426
13427
13429
13431
13432
13452
13454
13546

Informação adicional

Infraestruturas A licenciatura em Ciências Biomédicas resulta da colaboração entre os departamentos de Ciências Médicas, Química, Física e Engenharia Eletromecânica. A Faculdade de Ciências da Saúde, a que pertence o departamento de Ciências Médicas, em conjunto com as suas instalações na “Fábrica do Moço” no Pólo I da UBI, possui várias salas de aula, de tutoria e de autoaprendizagem. Possui também vários laboratórios de ensino e de investigação, incluindo os pertencentes ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde, explorando a interação e complementaridade entre a Biomedicina, a Engenharia e a Física. Os departamentos de Química, Física e Engenharia Eletromecânica dispõem de diversos laboratórios excelentemente equipados, não só com os equipamentos utilizados nas atividades de ensino, mas também com diversos protótipos desenvolvidos nas atividades de investigação e desenvolvimento, obedecendo a todos os requisitos para que se possa oferecer um ensino graduado e pós-graduado de excelência.

Ciências biomédicas

Preço para verificar