Cespu Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e universitário, CRL.

      Cath

      Cespu Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e universitário, CRL.
      Em Gandra

      Preço para verificar
      Ou preferes ligar para o centro agora?
      22415... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Pos-graduação
      Local Gandra
      Início Datas a escolher
      • Pos-graduação
      • Gandra
      • Início:
        Datas a escolher
      Descrição

      O Curso Avançado de Trauma foi desenhado tendo como base o estado da arte, no que diz respeito a Abordagem do Politraumatizado, é alicerçado nos guidelines Nacionais e Internacionais, e visa salvaguardar uma carência na formação base dos profissionais de saúde, sendo na sua génese direccionado aos profissionais de Enfermagem, permite no entanto que profissionais de Medicina o frequentem, já que um dos seus objectivos específicos é normalizar a abordagem do Politraumatizado na Sala de Emergência, sendo que se houver uma linguagem similar por parte de Médicos e Enfermeiros, de certeza que as vítimas serão as principais beneficiadas.
      O CATH é um curso inteiramente Português virado para a realidade Nacional, durante três dias e com a duração de 36 horas, com uma grande carga prática em que serão simuladas vários tipos de situações passíveis da acontecerem, de uma forma intensiva o formando irá criar rotinas, e competências teórico práticas, que lhe permitirão responder adequadamente ao conjunto de situações passíveis de entrarem num Serviço de Emergência na Área de Trauma.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Datas a escolher
      Gandra
      Porto, Portugal
      Ver mapa
      Início Datas a escolher
      Localização
      Gandra
      Porto, Portugal
      Ver mapa

      A ter em conta

      · Quais são os objetivos deste curso?

      Proporcionar ao formando um conjunto de instrumentos teóricos e práticos que permitam colher rapidamente dados acerca do estado fisiológico e hemodinâmico da Vítima Politraumatizada com o objectivo de estabelecer um conjunto de práticas clínicas adequadas as lesões existentes e potenciais, por forma a aumentar as probabilidades de sobrevivência no imediato, e uma melhoria na qualidade de vida no período pós incidente.O CATH é um curso inteiramente Português virado para a realidade Nacional, durante três dias e com a duração de 36 horas, com uma grande carga prática em que serão simuladas vários tipos de situações passíveis da acontecerem, de uma forma intensiva o formando irá criar rotinas, e competências teórico práticas, que lhe permitirão responder adequadamente ao conjunto de situações passíveis de entrarem num Serviço de Emergência na Área de Trauma.O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e cases studies. Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica. Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma.. O ratio formador/formando é de 1:5.Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso

      · Público alvo

      Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas. As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de almoço não contabilizada.Curso a decorrer em Faro 11, 12 e 13 de Julho de 2013 inscrições abertas até ao dia 13/06/2013 As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

      · Requisitos

      Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas . As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de...

      Perguntas & Respostas

      Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

      Programa

      Data de realização do curso

      Junho e Julho de 2013

      Áreas de conhecimento
      • Enfermagem
      • Medicina
      Estrutura curricular

      • Biomecânica e Mecanismos de Lesão.
      • Abordagem Rápida e Sistematizada da Vítima
      • Via Aérea Básica e Avançada
      • Via Aérea Difícil
      • Ventilação
      • Choque e reposição de fluidos
      • Neurotrauma
      • Trauma Maxilo Facial
      • Trauma Torácico
      • Trauma Abdominal
      • Trauma Musculo – Esquelético e das Extremidades
      • O Grande Queimado
      • Populações Especiais: Grávida, Idade Pediátrica, Idade Geriátrica
      • Organização em Trauma
      • Imagiologia em Trauma
      • Situações de Excepção em Trauma
      • Discussão de Casos Clínicos
      • Prática Simulada Avançada

      Documentação necessária de candidatura

      Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
      Fotocópia do Certificado de Habilitações;
      Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
      Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
      Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

      Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

      Observações

      OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
      Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas.
      Diploma Certificado pelo IPSN E pelo Chapter ITLS Portugal.

      Informação e contactos

      CESPU - Formação
      Rua Central de Gandra, 1317
      4585-116 Gandra - Paredes
      Tel. 224 157 174/06

      Local(is) de formação do curso Faro
      Hospital de Faro - CH
      Rua Leão Penedo
      8000-386 Faro
      Açores (Ilha de São Miguel)
      Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
      Rua de S. Gonçalo n.º 230
      9500-344 Ponta Delgada
      Entidades parceiras

      Informação adicional

      O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e cases studies. Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica. Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. O ratio formador/formando é de 1:5.Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas. As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de almoço não contabilizada.Curso a decorrer em Faro 11, 12 e 13 de Julho de 2013 inscrições abertas até ao dia 13/06/2013 As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.