Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

O Curso Avançado de Trauma foi desenhado tendo como base o estado da arte, no que diz respeito a Abordagem do Politraumatizado, é alicerçado nos guidelines Nacionais e Internacionais, e visa salvaguardar uma carência na formação base dos profissionais de saúde, sendo na sua génese direccionado aos profissionais de Enfermagem, permite no entanto que profissionais de Medicina o frequentem, já que um dos seus objectivos específicos é normalizar a abordagem do Politraumatizado na Sala de Emergência, sendo que se houver uma linguagem similar por parte de Médicos e Enfermeiros, de certeza que as vítimas serão as principais beneficiadas.
O CATH é um curso inteiramente Português virado para a realidade Nacional, durante três dias e com a duração de 36 horas, com uma grande carga prática em que serão simuladas vários tipos de situações passíveis da acontecerem, de uma forma intensiva o formando irá criar rotinas, e competências teórico práticas, que lhe permitirão responder adequadamente ao conjunto de situações passíveis de entrarem num Serviço de Emergência na Área de Trauma.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Proporcionar ao formando um conjunto de instrumentos teóricos e práticos que permitam colher rapidamente dados acerca do estado fisiológico e hemodinâmico da Vítima Politraumatizada com o objectivo de estabelecer um conjunto de práticas clínicas adequadas as lesões existentes e potenciais, por forma a aumentar as probabilidades de sobrevivência no imediato, e uma melhoria na qualidade de vida no período pós incidente.O CATH é um curso inteiramente Português virado para a realidade Nacional, durante três dias e com a duração de 36 horas, com uma grande carga prática em que serão simuladas vários tipos de situações passíveis da acontecerem, de uma forma intensiva o formando irá criar rotinas, e competências teórico práticas, que lhe permitirão responder adequadamente ao conjunto de situações passíveis de entrarem num Serviço de Emergência na Área de Trauma.O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma.
Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e cases studies.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica.
Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma..
O ratio formador/formando é de 1:5.Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso

Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas. As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de almoço não contabilizada.Curso a decorrer em Faro
11, 12 e 13 de Julho de 2013
inscrições abertas até ao dia 13/06/2013

As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas . As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de...

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Data de realização do curso

Junho e Julho de 2013

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
  • Medicina
Estrutura curricular

  • Biomecânica e Mecanismos de Lesão.
  • Abordagem Rápida e Sistematizada da Vítima
  • Via Aérea Básica e Avançada
  • Via Aérea Difícil
  • Ventilação
  • Choque e reposição de fluidos
  • Neurotrauma
  • Trauma Maxilo Facial
  • Trauma Torácico
  • Trauma Abdominal
  • Trauma Musculo – Esquelético e das Extremidades
  • O Grande Queimado
  • Populações Especiais: Grávida, Idade Pediátrica, Idade Geriátrica
  • Organização em Trauma
  • Imagiologia em Trauma
  • Situações de Excepção em Trauma
  • Discussão de Casos Clínicos
  • Prática Simulada Avançada

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

Observações

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas.
Diploma Certificado pelo IPSN E pelo Chapter ITLS Portugal.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Faro
Hospital de Faro - CH
Rua Leão Penedo
8000-386 Faro
Açores (Ilha de São Miguel)
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
Rua de S. Gonçalo n.º 230
9500-344 Ponta Delgada
Entidades parceiras

Informação adicional

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e cases studies. Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica. Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. O ratio formador/formando é de 1:5.Médicos, Enfermeiros e Técnicos Superior de Saúde.Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.2530 Horas3.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 75% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do CATH os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas. As aulas decorrerão em horário diurno com Inicio ás 08:00 e términos as 17:00 sendo que uma hora é de almoço não contabilizada.Curso a decorrer em Faro 11, 12 e 13 de Julho de 2013 inscrições abertas até ao dia 13/06/2013 As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Cath

Preço para verificar