Câmara e iluminação i

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser profissionais de imagem, sabendo aliar um forte conhecimento técnico das ferramentas de operação de câmara, iluminação e direção de fotografia, a um know-how criativo e narrativo das mesmas.

| OBJETIVOS
Formar técnicos e criativos especializados em Câmara, Iluminação e Direção de Fotografia.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de imagem, Operadores de Câmara, Iluminadores e Diretores de Fotografia para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo, Canais de Youtube, Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar técnicos e criativos especializados em Câmara, Iluminação e Direção de Fotografia.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Assistentes de imagem, Operadores de Câmara, Iluminadores e Diretores de Fotografia para Produtoras de Conteúdos, Canais Generalistas e de Cabo, Canais de Youtube, Produtoras de Publicidade ou de Cinema.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| LINGUAGEM E MERCADO AUDIOVISUAL (20h)
Introdução ao mercado de trabalho e à área da imagem inserida na cadeia de produção: televisão, cinema, outras produtoras e web; equipas de trabalho; as várias saídas profissionais na área da imagem.
Linguagem audiovisual: o alfabeto de quem trabalha a imagem, escalas de planos e movimentos, continuidade visual, regras essenciais, os sistemas formais visuais, o lugar da imagem na linguagem audiovisual.
Exercícios práticos de análise de sequências.

| TECNOLOGIAS DE IMAGEM (16h)
Standards de vídeo: SD, HD, 2K, 4K. Dimensões de imagem, frame rates, vídeo interlaçado (i) e vídeo progressivo (p). A diferença entre captar a 25p ou a 50p. Tecnologia de sensores de imagem. Compressão digital: compressão vídeo, data rate e color sampling.
Os principais formatos de vídeo e codecs usados nas câmaras profissionais. Teoria e comportamento da luz. Temperatura de cor. Tipologias de lâmpadas e projetores. Acessórios de iluminação frequentes: filtros, tripés, bandeiras, etc. Maquinaria comum em imagem: gruas, dolly, steadycam, etc.

| PRÁTICAS DE CÂMARA ENG HD E ILUMINAÇÃO (28h)
Os componentes e acessórios das câmaras ENG. Montagem e segurança na operação de uma câmara ENG. Manutenção e cuidados com o equipamento.
As ferramentas Standard das câmaras ENG: exercícios práticos de framing, zooming e foco; balanço de brancos; diafragma; shutter; utilização de ND’s.
Profundidade de campo.
Formatos de gravação e boas práticas de arquivo e backup.
Inputs áudio da câmara e ajuste de níveis áudio.
Exercícios de operação de câmara ENG em interiores e exteriores.
Tipos de projetores comuns em ENG. Setup inicial de 3 pontos de luz. Utilização de filtros ND e de filtros difusores. Projetores e segurança. Iluminação para entrevista.
Exercício de iluminação e captação de entrevista em estúdio.

| OPERAÇÃO DE GRUA (24h)
Tipologias de gruas. Acessórios de grua. A equipa de operação de grua. Case-Study prático: Os componentes da grua Jimmy Jib Triangle. Princípios de segurança na utilização de gruas. Princípios de montagem e desmontagem de grua (teoria). Montagem e balanço da câmara. Balanço da Jib. Ligações da grua à câmara. Exercícios de movimento com o braço da Jimmy Jib Triangle. Movimentos de câmara remotos: pan, tilt, foco e diafragma. Utilização dos controlos remotos para a utilização da câmara. Exercícios variados de utilização de câmara. Exercícios variados conjugados de movimentação de braço e operações de câmara.

| TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO TV (20h)
Princípios de Eletricidade. Segurança.
Visita em detalhe ao estúdio TV World Channels e análise de todos os componentes de iluminação, incluindo estruturas para iluminação e infraestrutura elétrica.
Identificação e diferenciação dos vários tipos de luzes disponíveis em estúdio.
Técnicas, prática e segurança na colocação, remoção e mudança de projetores de luz em teia de iluminação.
Técnicas de desenho de luz em estúdio.
Exercício práticos de iluminação.

| MULTI-CÂMARA E ILUMINAÇÃO LIVE: ENTRETENIMENTO TV (44h)
Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Realização, Produção, Acting, e outras turmas do ramo audiovisual), na criação e execução de um talkshow de entretenimento em multicâmara. Gravação de sketches humorísticos em multicâmara. As turmas de câmara conceptualizam e executam todo o trabalho de iluminação e desenho de luz em estúdio cenografado, e executam as funções de câmara, e assistente de câmara durante a preparação, os ensaios e as gravações do talkshow. A gravação é ao vivo, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público.

| CONCERTO (8h)
As turmas de câmara trabalham em conjunto com as restantes turmas de audiovisuais, de espetáculos e de som da World Academy na gravação multicâmara de um concerto ao vivo. As turmas de Câmara executam as funções de operador de câmara fixa e móvel, assistente de câmara, operação de grua e assistência, durante o ensaio e a gravação do concerto. A gravação é ao vivo com presença do público.

| EDIÇÃO DE VÍDEO (20h)
Introdução à Teoria da Montagem. Análise de sequências. As principais componentes do Interface no Première: importação de material de imagem e som; organização, visionamento, catalogação e pesquisa rápida de material. Introdução à edição: escolha de material e a marcação de áreas; edição na timeline; ferramentas de ajuste rápido da montagem. Edição intermédia: técnicas de ripple, roll, slide e slip para ajuste de clips e cortes; ferramentas de trim. Manipulação áudio no Premiere.

| GRADING (16h)
Introdução à correção de cor em DaVinci Resolve. Software baseado em Nodes. Compreender os LUT’s. Compreender as curvas. Analisar a imagem: contraste, exposição, cor, saturação. Correção de cor primária. Correção de cor secundária. Manter a continuidade de correção entre planos. Rendering. Exercícios de composição de imagem e de correção de cor.

| CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÃO E REPORTAGEM (32h)
A dupla jornalística: repórter e câmara. Legislação.
Práticas e cuidados de trabalho em variados cenários: públicos, institucionais, manifestações, conflitos, etc.
Equipamentos de transmissão remota de imagem para canal ou estação de televisão.
Tipologias de cobertura em reportagem: entrevistas, ambientes e planos de corte.
Exercícios de captação e edição de reportagem informativa orientados por formadores que constituem uma dupla jornalística de vários anos de experiência de trabalho em conjunto em informação e grande reportagem.

| EQUIPAMENTOS ESPECIAIS (8h)
Drones: Legislação. Princípios e Regras de Segurança. Tipos de UAV’s. Tipos de setup de câmara. Tipos de voo: manual e assistido. Exercícios de voo em simuladores e de voo introdutório com UAV.
Apresentação dos principais equipamentos especiais de câmara. Microcâmaras, câmaras robô PTZ (Pan, Tilt, Zoom), PercheCam e Omnicam em carril. Filmagem a alta velocidade: conceitos e iluminação. Outros equipamentos especiais.

| DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA + EXERCICIO DE PUBLICIDADE (36h)
A Direção de Fotografia: pintar com luz. Direção de Fotografia e linguagem audiovisual. Análise de sequências e discussão das fontes de luz e acessórios utilizados. Os elementos da equipa de imagem e a divisão do trabalho em publicidade.
Equipamentos de luz para direção de fotografia: HMI’s, Kino-Flo’s, Fresnels, LED’s, balões, chimera’s, refletores e difusores
de média e grande dimensão, CTO’s, CTB’s, ND’s.
Câmaras DSLR e Câmaras de Cinema Digital. O comportamento dos sensores. Escolha e montagem de acessórios de câmara: barras, porta-filtros, follow-focus.
Tipologias das lentes fixas e zoom. Cuidados e limpeza na troca de lentes. Suportes de gravação. Estimar as necessidades de espaço e preparação de sistemas de backup nas rodagens.
Exercícios de direção de fotografia e captação com câmaras de cinematografia digital.
Rodagem de spots publicitários, produzidos em conjunto com as turmas World Academy de Audiovisuais e de Publicidade. O formador é o Diretor de Fotografia dos Spots Publicitários como exemplo para os alunos, que vão assumir essa função no módulo seguinte.

| DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: CURTA-METRAGEM (28h)
Análise de sequências cinematográficas e discussão das componentes técnicas, artísticas e emocionais resultantes do trabalho de direção de fotografia. Análise de guiões cinematográficos de curta-metragem juntamente com as turmas de Realização e Produção para discussão de soluções criativas e levantamento de necessidades técnicas. Repérage técnica aos locais de filmagem. Rodagem de curtas-metragens de ficção juntamente com as várias turmas da World Academy (Realização, Produção, Pós-Produção, Acting, Som, entre outras). Os alunos executam os vários trabalhos da equipa de imagem: Diretor de Fotografia, operador de câmara, assistente de imagem, entre outras. As curtas-metragens resultantes são enviadas para os festivais de cinema nacionais e internacionais.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Outubro de 2017. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

| FORMAÇÃO EXTRA
Os alunos serão ainda convidados, ao longo do curso, para participarem em exercícios de outros cursos, animação cultural da escola ou eventos de parceiros.

Câmara e iluminação i

Preço para verificar