Mestrado

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais O 2º Ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biotecnologia tem como objetivo fornecer uma formação avançada, multidisciplinar e integrada na área da Biotecnologia, proporcionando um conhecimento aprofundado dos processos biológicos bem como das suas possíveis aplicações em áreas como a saúde, o ambiente e alimentar. Este 2º Ciclo tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências práticas avançadas e de investigação, formando profissionais bem treinados no campo da biotecnologia, com espírito crítico e empreendedor, com capacidade para identificar problemas e encontrar, de forma autónoma, soluções práticas e inovadoras no desenvolvimento de produtos, bens e serviços na área da Biotecnologia e afins. Os objetivos deste Ciclo visam responder à crescente necessidade de profissionais com formação avançada em Biotecnologia bem como contribuir para aplicação prática dos novos conhecimentos produzidos pela investigação básica e transferência de soluções para a indústria.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências O 2º Ciclo em Biotecnologia desenvolve nos estudantes competências científicas e técnicas avançadas nas diferentes áreas da Biotecnologia, dotando-os de capacidade para desenvolver ou otimizar processos com base numa visão global e integradora. Os estudantes que concluem o 2º ciclo serão capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões específicas, nomeadamente situações novas em contextos alargados e multidisciplinares. O 2º Ciclo promove ainda a aquisição de competências transversais, tais como o desenvolvimento do espírito empreendedor; capacidade de utilizar sistemas e ferramentas informáticas e análise estatística na recolha e processamento de dados; capacidade de planear, realizar e analisar criticamente os resultados obtidos e propor soluções para os problemas encontrados através da consulta de diferentes tipos de literatura científica disponível; desenvolvimento de trabalho de equipa de acordo com princípios éticos e competências de comunicação.

Saídas Profissionais Os estudantes formados no Mestrado em Biotecnologia serão capazes de responder aos desafios colocados por um sector em grande desenvolvimento, a nível nacional e internacional, estabelecendo a ligação entre a investigação laboratorial e as atividades industriais e comerciais. A abrangência da sua formação proporcionará aos Mestres em Biotecnologia saídas profissionais diversificadas, tanto industriais como de serviços, desde as indústrias farmacêutica, agroalimentar à área ambiental ou afins, abrangendo as áreas de investigação e desenvolvimento tecnológico, produção, controlo de qualidade, regulamentação, transferência de tecnologia, serviços comerciais e gestão.

Requisitos de Admissão São admitidos alunos com o 1.º ciclo completo em Biotecnologia ou em cursos de áreas afins como Bioquímica, Ciências Biomédicas e Química Industrial. Poderão também ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base ou licenciados de cursos anteriores a Bolonha, equivalentes aos já referidos, aos quais poderão ser concedidas equivalências a algumas unidades curriculares, após uma análise curricular a efetuar pela Comissão de Curso.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES Registo DGES R/A-Cr 94/2011, 27-07-2011

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Metodologias de Investigação e Comunicação em Biotecnologia


Empreendedorismo Tecnológico


Opção 1


Opção 2


Opção 3


Design de Bioprocessos


Biotecnologia e Inovação


Opção 4


Opção 5


Opção 6


Dissertação/Estágio/Projeto


12475
12476
12477
12478
12479
12475
12476
12477
12478
12479
12475
12476
12477
12478
12479
12485
12486
12487
12488
12489
12485
12486
12487
12488
12489
12485
12486
12487
12488
12489

Informação adicional

Infraestruturas Das principais instalações devem ser destacadas as salas de aulas e anfiteatros que permitem a realização das aulas de carácter magistral, tutorial ou seminários, com o material informático adequado. Os laboratórios existentes nos diferentes departamentos garantem o desenvolvimento das aulas práticas laboratoriais, para que os alunos relacionem conceitos teóricos e práticos. Os laboratórios de investigação possuem o material e equipamento necessários ao desenvolvimento de projectos de investigação e possibilitam o contacto dos estudantes com as equipas e trabalhos interdisciplinares, durante a realização do 2ºciclo de Biotecnologia. O Centro de óptica, centro de informática, salas de computadores e bibliotecas apresentam condições e equipamentos actualizados importantes na formação dos alunos. Dentro das instalações físicas podem ser ainda destacados os bares, cantinas, residências para estudantes, centro médico, e pavilhão gimnodesportivo de acesso livre aos estudantes.

Biotecnologia

Preço para verificar