Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais A Licenciatura em Biotecnologia tem como objetivo preparar profissionais com uma formação científica, técnica, humana e cultural adequada à sua inserção num mercado de trabalho diversificado. Esta licenciatura confere uma formação sólida e integrada em ciências básicas, assim como uma formação atualizada nos diversos domínios da Biotecnologia, de forma a permitir aos futuros Licenciados quer o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica, agroalimentar, farmacêutica, ambiental ou afins, quer possibilitar a frequência de um 2º ciclo de estudos para especialização e aprofundamento de conhecimentos em áreas científicas de ponta.
A licenciatura em Biotecnologia pretende ainda dotar os estudantes de autonomia, espírito crítico, capacidade de comunicação e criatividade que lhes permita conceber e desenvolver com sucesso qualquer projeto profissional ou de investigação científica e tecnológica na área da Biotecnologia e afins, a nível nacional ou internacional.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências O curso de Biotecnologia pretende conferir aos licenciados:
• Uma formação sólida e integrada em ciências básicas tais como a Bioquímica, Química, Biologia, Matemática e Física que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos e competências no âmbito das áreas disciplinares específicas da licenciatura;
• Competências práticas em Bioquímica, Química, Biologia, Microbiologia, Genética e Biotecnologia, no âmbito das disciplinas laboratoriais que frequentaram;
• Conhecimento teórico necessário para a compreensão dos fenómenos biológicos e capacidade de aplicar esse conhecimento, a nível laboratorial ou industrial, nas áreas alimentar, ambiental, biomédica, farmacêutica, ou áreas afins;
• Competências no planeamento teórico e prático de processos biotecnológicos, na sua optimização e gestão;
• Capacidade para implementar medidas de segurança e sistemas de qualidade para o trabalho na área alimentar e ambiental ou manipulação de microrganismos geneticamente modificados aplicados em processos biotecnológicos;
• Conhecimentos e competências para prossecução de estudos de segundo ciclo com um grau adequado de autonomia, nomeadamente em áreas de interface entre a Bioquímica e Biologia e as Ciências da Engenharia e Tecnologia;
• Conhecimento e competências genéricas, nomeadamente na prática laboratorial, trabalho em equipa, gestão da produção, marketing, comunicação científica na área de Biotecnologia, utilização de ferramentas informáticas, e trabalhar de acordo com princípios éticos, aplicáveis a todas as actividades profissionais.

Saídas Profissionais Os licenciados em Biotecnologia pela UBI poderão:
• Exercer funções em empresas de base biotecnológica, nomeadamente nas áreas agroalimentar, farmacêutica, ambiental ou afins.
• Desenvolver atividades profissionais em áreas diversas do tecido industrial ou empresarial, bem como em serviços públicos, trabalhando na investigação e desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como na garantia da qualidade de produtos ou processos industriais.
• Desempenhar funções técnico-comerciais na área de vendas, marketing e consultadoria.
• Desenvolver atividades em Instituições de Ensino e de Investigação Científica e Desenvolvimento, Laboratórios de análise e controlo de qualidade ou integrar Polos tecnológicos em parceria com a Universidade.
• Prosseguir estudos ao nível do segundo ciclo (Mestrado) nas diversas áreas da Biotecnologia e em áreas afins, como sejam, Ciência e Tecnologia de alimentos, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Bioquímica ou Ciências exatas.

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1299/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Biologia Celular e Molecular


Perspetivas em Biotecnologia


Cálculo I


Elementos de Física I


Química I


Biologia Vegetal


Álgebra Linear e Numérica


Cálculo II


Elementos de Física II


Química II


Bioestatística


Bioquímica I


Métodos Instrumentais de Análise


Química-Física


Química Orgânica


Bioprocessos


Bioquímica II


Bioinformática


Genética


Microbiologia Geral


Biossegurança e Higiene Laboral


Biotecnologia Ambiental


Biotecnologia Alimentar


Engenharia Bioquímica I


Enzimologia


Biomateriais


Engenharia Genética


Engenharia Bioquímica II


Projeto em Biotecnologia


Opção 1


11870
11871
11872
11873

Informação adicional

Infraestruturas Os laboratórios existentes nos diferentes departamentos garantem o desenvolvimento das aulas práticas laboratoriais, para que os alunos relacionem conceitos teóricos e práticos. Os laboratórios de investigação possuem o material e equipamento necessários que possibilitam o contacto dos estudantes com as equipas e trabalhos interdisciplinares, durante a realização do 1ºciclo de Biotecnologia. O Centro de óptica, centro de informática, salas de computadores e bibliotecas apresentam condições e equipamentos actualizados importantes na formação dos alunos. Dentro das instalações físicas podem ser ainda destacados os bares, cantinas, residências para estudantes, centro médico, e pavilhão gimnodesportivo de acesso livre aos estudantes.

Biotecnologia

Preço para verificar