Doutoramento

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Doutoramento

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais O Doutoramento em Bioquímica tem como principais objetivos conferir aos doutorandos competências e aptidões avançadas de investigação em Bioquímica de modo a que fiquem capacitados para conceber, realizar e avaliar projetos de investigação científica, de modo autónomo, nesta área científica, respeitando padrões académicos de qualidade, integridade e ética.
Este programa de doutoramento pretende contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e internacional, através da formação avançada e especializada de recursos humanos na área de Bioquímica, com competências que permitem a sua inserção no atual mercado de trabalho em carreiras de investigação, ensino ou no setor da indústria.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências No final do curso o estudante deve ser capaz de:
-Demonstrar capacidade de compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade da Bioquímica;
-Demonstrar competências, aptidões e métodos de investigação associados à Bioquímica, nas suas várias vertentes;
-Conceber, projetar, adaptar e realizar de modo independente, trabalhos de investigação na área da Bioquímica respeitando as exigências impostas pelos padrões académicos de qualidade, de ética e de integridade;
-Realizar projetos de investigação originais que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento e que mereçam a divulgação internacional em publicações sujeitas a arbitragem científica;
-Analisar criticamente, avaliar, propor e sintetizar ideias novas e complexas;
-Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;
-Promover, numa sociedade baseada no conhecimento, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Saídas Profissionais Os Doutorados em Bioquímica, após concluída a sua formação especializada, devem ter a capacidade para continuar a desenvolver, aprofundar e aplicar os conhecimentos adquiridos, quer em empresas, quer em instituições de investigação científica, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Estes profissionais podem exercer funções como Docentes e Investigadores da Carreira Universitária, do Ensino Superior Politécnico ou em Centros de Investigação. Podem também desempenhar funções altamente diferenciadas em laboratórios na área das Ciências da Vida e da Saúde, Biotecnologia e áreas afins.

Requisitos de Admissão a) Titulares de grau de Mestre ou equivalente legal, concedido por instituições do ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas;
b) Titulares de grau de Licenciado com um número de unidades curriculares que possam ser equivalentes a pelo menos 240 créditos; tentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso e, por proposta desta, sejam aprovados pelo Conselho Científico.
É aconselhado pela Comissão de...

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1276/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Tese de Doutoramento em Bioquímica


Seminário de Investigação em Bioquímica


Cursos Experimentais Avançados


Tese de Doutoramento em Bioquímica


Tese de Doutoramento em Bioquímica


Informação adicional

Infraestruturas A investigação científica no âmbito do doutoramento em Bioquímica é realizada principalmente no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS), que é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento interdepartamental financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CICS desenvolve estudos de investigação laboratorial, clínica e epidemiológica, numa perspetiva transversal e vertical, em duas grandes áreas: Biotecnologia e Ciências Biomoleculares, e Hormonas e Inflamação. O CICS conta já com um apreciável número de investigadores doutorados, com diferentes áreas de formação, tendo obtido a classificação de Very Good na última avaliação da FCT realizada por um painel internacional de peritos. Os projetos de investigação em Bioquímica podem também ser realizados nas infra-estruturas e recursos de investigação da Unidade de Materiais Têxteis e Papeleiros e do Departamento de Química.

Bioquímica

Preço para verificar