Avaliação Psicológica da Criança
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
32h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Aprofundar conhecimentos e prática de avaliação clínica e psicométrica de crianças, com vista à realização do diagnóstico psicológico
Treino de aplicação e interpretação de provas psicométricas e projectivas: Escala de Griffith’s; Provas Grafo-perceptivas(Bender; Baby-Bender, Rey); Competências cognitivas(WPPSI-R, WISC III, matrizes de Raven). Provas projectivas (Desenho Temático, CAT,TAT, TAT-E, Rorscharch)
Integração interpretativa dos dados obtidos a partir da observação, entrevista e análise qualitativa das provas psicométricas e/ou projectivas aplicadas, a partir da discussão de casos clínicos
Aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento e psicopatologia com referência aos sistemas de classificação nosológica
Treino na formalização oral e/ou escrita das conclusões da avaliação psicológica na perspectiva da compreensão dinâmica da criança, fundamentando a formulação do diagnóstico e a orientação proposta.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Desenvolver competências de avaliação psicológica da criança nas diferentes fases do desenvolvimento
Desenvolver competências e práticas de avaliação clínica e psicométrica na primeira infância, idade pré-escolar e escolar
Desenvolver competências específicas de avaliação e diagnóstico psicológico na perspectiva da orientação para a intervenção
Psicólogos
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia
Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)
Opiniões
Matérias
- Psicológico
- CLÍNICO
- Psicología
- Desenvolvimento
- Instrumental
- Infância
- Idade pré-escolar
- Apresentação
- DISCUSSÃO
- Avaliação Psicológica
- Comportamental
Programa
Introdução (4h) – REFERÊNCIAS TEÓRICAS:
- Modalidades de avaliação psicológica e sua especificidade.
- Modelos de observação clínica e anamnese.
- Avaliação psicológica e diagnóstico
- Referência à psicologia do desenvolvimento, teorias princípios e técnicas da avaliação instrumental da psicologia
- Modelos teóricos de referência
Primeira infância (12h) – Avaliação psicológica na infância e idade pré-escolar.
Especificidade da avaliação clínica na primeira infância e idade pré-escolar
Modalidades de observação clínica, com referência às teorias do desenvolvimento
Apresentação das Escalas de desenvolvimento psico-motor
Escala de Griffith’s e sua aplicação clínica.
Exemplificação de aplicação (videográfica)
Apresentação e discussão de casos clínicos.
Interpretação clínica de perfis de desenvolvimento com referência à Classificação Diagnóstica na primeira infância: DC 0-3R
Idade escolar(16h) – Avaliação psicológica na idade escolar - Indicações e escolha de procedimentos
Avaliação psicológica Instrumental: Factores grafo –perceptivos,etapas genéticas; Provas gráficas (Bender, Baby-Bender figura de Rey); Desenho temático e valor diagnóstico; Avaliação de competências cognitivas: WPPSI R; WISC III; matrizes Progressivas de Raven
Provas projectivas: Temáticas (CAT, TAT; TAT-E); Rorschach: Outras provas projectivas: Machover; Método de frases a completar; HTP
Contribuição para o diagnóstico psicopatológico.
Apresentação e discussão de casos clínicos
Diagnóstico psicológico: Apresentação e discussão de quadros clínicos
Perturbação específica da aprendizagem
PHDA
Perturbação do Humor
Perturbação do comportamento
Personalidade limite
Psicose
COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS/RELATÓRIOS
Avaliação Psicológica da Criança