A aula exploratória em Matemática – o papel das tarefas
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
Online
-
Horário de aulas
15h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Esta formação tem como finalidade promover a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da Matemática, indo de encontro às novas orientações metodológicas no Ensino da Matemática. Consequentemente, pretende contribuir para a melhoria das práticas profissionais dos professores e das aprendizagens dos alunos na área da Matemática. Assim esta formação centra-se na figura do professor e nas suas práticas de sala de aula, desde as estratégias que utiliza, as tarefas que propõe, os recursos que utiliza, até às discussões que promove. Deste modo, além de contribuir para a sensibilização do que é uma aula de matemática de carácter exploratório, também permitirá aos professores aprofundarem os seus conhecimentos e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
- Contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico;
- Promover um aprofundamento dos conhecimentos dos professores, tendo em conta a investigação em Educação Matemática bem como as atuais orientações curriculares para o ensino e aprendizagem da Matemática;
- Incentivar o debate de ideias entre os professores dos diferentes ciclos de modo a perspetivarem uma continuidade das aprendizagens em Matemática;
-Analisar o papel do professor, do aluno e das tarefas numa aula de natureza exploratória;
-Analisar o modelo das 5 práticas como promotor da aprendizagem matemática dos alunos;
-Analisar as potencialidades das tarefas de acordo com as capacidades transversais a desenvolver na aula de Matemática;
- Promover a melhoria das práticas de sala de aula, tendo em vista o sucesso dos alunos.
Opiniões
Matérias
- Matemática
- Metodologias
- Ensino efetivo
- Natureza
- Contextos
- Teórico-prático
- Quantitativo
- Análise
- Gestão
- Profissional
Programa
A aula de Matemática – da aula tradicional à aula exploratória
Metodologias a privilegiar no ensino e aprendizagem da Matemática: o modelo das 5 práticas (antecipar, monitorizar, selecionar, sequenciar, estabelecer conexões
O triângulo didático: Matemática, professor e aluno
Ensino e aprendizagem eficazes
Tarefas matemáticas: natureza, contextos e possibilidades de exploração
Metodologias de realização da ação
As sessões terão um caráter essencialmente teórico-prático, tendo por base as principais referências teóricas que suportam a realização e a discussão de tarefas. Os professores trabalharão em grupo e/ou individualmente.
Avaliação dos formandos
A avaliação individual incidirá sobre:
Sentido de Responsabilidade no Contexto da Formação - 60%
Assiduidade, pontualidade, participação e realização das tarefas propostas nas sessões.
Tarefa de sala de aula - 40%
Uma tarefa construída pelos formandos e explorada de acordo com o modelo das 5 práticas.
Os formandos serão avaliados em termos quantitativos, na escala de 1 a 10, de acordo com a carta circular CCPFC-3/2007.
A aula exploratória em Matemática – o papel das tarefas