Atividades Dramáticas em Educação
Curso
A Distância

Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Metodologia
A distância
-
Horário de aulas
25h
-
Duração
Flexível
-
Início
Datas a escolher
-
Campus online
Sim
-
Envio de material didático
Sim
-
Serviço de informação
Sim
-
Aulas virtuais
Sim
Esta ação destina-se a sistematizar competências pedagógico-artísticas nos educadores e professores titulares do 1º CEB. As atividades dramáticas proporcionam oportunidades para alargar a experiência de vida dos alunos e enriquecer as suas capacidades de decisão e escolha.
Regendo-se por metodologias essencialmente cooperativas, que promovem a colaboração e a interdependência no seio do grupo, as atividades dramáticas são suscetíveis de gerar a reflexão sobre valores e atitudes. Proporcionam ainda formas e meios expressivos para explorar conteúdos e temas de aprendizagem que podem estar articulados com outras disciplinas do currículo escolar. Através de situações semelhantes à vida real, as práticas dramáticas fornecem processos catalisadores que podem motivar os alunos para o prosseguimento de investigação e aprendizagens na sala de aula e fora dela.
As práticas dramáticas desenvolvem competências criativas, estéticas, físicas, técnicas, relacionais, culturais e cognitivas, não só ao nível dos seus saberes específicos, mas também ao nível da mobilização e sistematização de saberes oriundos de outras áreas do conhecimento., ou seja, as atividades dramáticas em educação põem em ação o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de atividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética).
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
1- Identificar o papel da Expressão Dramática na educação e no crescimento individual e coletivo; 2- Valorizar as competências interpessoais que proporcionam as atividades de expressão dramática como a autoconfiança, a criatividade, o imaginário, a comunicação expressiva e o espírito crítico; 3- Caraterizar o conceito de dinâmica de grupo e as suas aplicações; 4- Utilizar as potencialidades do corpo e da voz como meios expressivos; 5- Adaptar os conhecimentos práticos numa perspetiva pedagógica e no desenvolvimento de atividades utilizando a Expressão Dramática como polo catalisador da Educação Artística.
Opiniões
Matérias
- Dinâmica
- Jogo de imitação
- Jogo simbólico
- DRAMÁTICA
- Memórias sensoriais
- Metodologias
- Educacional
- Conhecimento
- Expressão
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
1. Jogos de dinâmica de grupo
- Jogo mímico, jogo de imitação e jogo simbólico.
2.Jogo dramático
- Improvisação individual e em grupo;
- Reações instantâneas a um estímulo;
- Reações espontâneas ao movimento.
3. As memórias sensoriais
- Exploração intensiva e diferenciada dos sentidos;
- A relação corpo/objeto e a exploração sensorial dos objetos;
- A influência do espaço na comunicação;
4. As potencialidades expressivas do corpo
- Exploração simples e criativa do espaço;
- O corpo como fonte de produção sonora;
- Respiração, dicção e elocução.
5. Preparação de um momento performativo
Metodologias de realização da ação
A metodologia usada assenta num modelo ativo e participativo onde a teoria e a prática se conjugam de um modo dinâmico e construtivo. Através da experimentação e criação, cada participante terá a oportunidade de trabalhar as ideias transmitidas de forma a poder aplicá-las em contexto educativo.
O jogo é privilegiado nas nossas sessões de modo a fortalecer o processo de conhecimento e de expressão.
Atividades Dramáticas em Educação