Atividades Dramáticas em Educação

Curso

A Distância

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    A distância

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Esta ação destina-se a sistematizar competências pedagógico-artísticas nos educadores e professores titulares do 1º CEB. As atividades dramáticas proporcionam oportunidades para alargar a experiência de vida dos alunos e enriquecer as suas capacidades de decisão e escolha.

Regendo-se por metodologias essencialmente cooperativas, que promovem a colaboração e a interdependência no seio do grupo, as atividades dramáticas são suscetíveis de gerar a reflexão sobre valores e atitudes. Proporcionam ainda formas e meios expressivos para explorar conteúdos e temas de aprendizagem que podem estar articulados com outras disciplinas do currículo escolar. Através de situações semelhantes à vida real, as práticas dramáticas fornecem processos catalisadores que podem motivar os alunos para o prosseguimento de investigação e aprendizagens na sala de aula e fora dela.

As práticas dramáticas desenvolvem competências criativas, estéticas, físicas, técnicas, relacionais, culturais e cognitivas, não só ao nível dos seus saberes específicos, mas também ao nível da mobilização e sistematização de saberes oriundos de outras áreas do conhecimento., ou seja, as atividades dramáticas em educação põem em ação o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de atividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética).

Instalações

Localização

Início

A distância

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1- Identificar o papel da Expressão Dramática na educação e no crescimento individual e coletivo;
2- Valorizar as competências interpessoais que proporcionam as atividades de expressão dramática como a autoconfiança, a criatividade, o imaginário, a comunicação expressiva e o espírito crítico;
3- Caraterizar o conceito de dinâmica de grupo e as suas aplicações;
4- Utilizar as potencialidades do corpo e da voz como meios expressivos;
5- Adaptar os conhecimentos práticos numa perspetiva pedagógica e no desenvolvimento de atividades utilizando a Expressão Dramática como polo catalisador da Educação Artística.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Dinâmica
  • Jogo de imitação
  • Jogo simbólico
  • DRAMÁTICA
  • Memórias sensoriais
  • Metodologias
  • Educacional
  • Conhecimento
  • Expressão
  • Análise

Programa

Conteúdos programáticos

1. Jogos de dinâmica de grupo

  • Jogo mímico, jogo de imitação e jogo simbólico.

2.Jogo dramático

  • Improvisação individual e em grupo;
  • Reações instantâneas a um estímulo;
  • Reações espontâneas ao movimento.

3. As memórias sensoriais

  • Exploração intensiva e diferenciada dos sentidos;
  • A relação corpo/objeto e a exploração sensorial dos objetos;
  • A influência do espaço na comunicação;

4. As potencialidades expressivas do corpo

  • Exploração simples e criativa do espaço;
  • O corpo como fonte de produção sonora;
  • Respiração, dicção e elocução.

5. Preparação de um momento performativo

Metodologias de realização da ação

A metodologia usada assenta num modelo ativo e participativo onde a teoria e a prática se conjugam de um modo dinâmico e construtivo. Através da experimentação e criação, cada participante terá a oportunidade de trabalhar as ideias transmitidas de forma a poder aplicá-las em contexto educativo.
O jogo é privilegiado nas nossas sessões de modo a fortalecer o processo de conhecimento e de expressão.

Atividades Dramáticas em Educação

Preço para verificar