Arquivo - Organização e manutenção
Curso
Em Porto e Lisboa

Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
-
Horário de aulas
25h
-
Duração
Flexível
A gestão eficaz da informação pode fazer a diferença nas Organizações. A informação é arma poderosa nas mãos de quem sabe geri-la, pode trazer qualidade e produtividade às Organizações, além de poder funcionar como vantagem competitiva. Um arquivo bem estruturado, com profissionais aos quais seja reconhecido valor e competência, proporciona esta maior competitividade. O arquivo sendo uma função primordial dentro de uma Organização, reflete todas as suas atividades.
Instalações
Localização
Início
Início
Início
A ter em conta
Identificar e aplicar as regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental.
Técnicos associados à área do secretariado que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos.
A entrada em qualquer um dos cursos, de forma isolada, ou pela totalidade de um nível de formação, está condicionada à confirmação, em sede de análise curricular e/ou entrevista, de que o candidato possui, ao nível dos conhecimentos, os pré-requisitos necessários à prossecução da aprendizagem.
Opiniões
Matérias
- Arquivo
- Organização
- Manutenção
- Conceitos
- Fundamentais
- CONCEITOS FUNDAMENTAIS
- Informação
- Tecnologias
- Novas tecnologias
- Tratamento
Programa
1 ARQUIVO - ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO
1.1 ARQUIVO - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1.2 ARQUIVO COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
1.3 NOVAS TECNOLOGIAS EM ARQUIVO
É com base na informação preservada nos documentos de arquivo corrente em qualquer suporte que o gestor toma as decisões, além disso, facilita o trabalho de todas as funções de uma Organização. São também os documentos de arquivo que guardam a memória das Organizações, permitindo fazer estudos retrospetivos. Como qualquer outra função, o arquivo tem de estar dotado de instrumentos que permitam a sua gestão, que contribuam para a sua eficácia, racionalizando e agilizando os processos de tomada de decisão para os quais contribui. As tecnologias podem contribuir para melhorar a gestão de documentos desde que respeitem padrões internacionalmente aceites, os quais implicam a necessária cumplicidade da arquivística com a tecnologia.
Arquivo - Organização e manutenção