Animação 3d

Curso

Em Carnaxide

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que tenham vocação criativa visual e queiram ser animadores 3D para cinema, televisão, vídeo, publicidade, corporate e videojogos.

| OBJETIVOS
Formar animadores com competências criativas e tecnológicas de nível profissional.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Estações de televisão generalistas, cabo e internas; produtoras de televisão, vídeo, cinema e publicidade; agências digitais, de publicidade e comunicação; empresas de videojogos, canais de conteúdos web.

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Carnaxide (Lisboa)
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Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

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Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS Formar animadores com competências criativas e tecnológicas de nível profissional.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS Estações de televisão generalistas, cabo e internas; produtoras de televisão, vídeo, cinema e publicidade; agências digitais, de publicidade e comunicação; empresas de videojogos, canais de conteúdos web.

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Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| HISTÓRIA E LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO (16h)
Linguagem audiovisual: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música.
Linguagem da animação: ilusão ótica, evolução histórica da animação, técnicas e tecnologias principais, princípios e construção de movimento, distorção e metamorfose, expressividade.
Principais momentos da história da animação, até aos dias de hoje.

FUNDAMENTOS DE ANIMAÇÃO (COM AFTER EFFECTS) (28h)
Introdução ao interface e ferramentas de animação do After Effects
Princípios da animação; A física do movimento; Keyframes e Interpolação; Arcos de animação; Timing: Antecipação e Exagero; Ciclos de animação; Acelerações e desacelerações; O Exercício da bola; Hierarquias; Acão primária e Acão secundária; Ciclos de movimento; Exercícios variados de animação, utilizando o After Effects como ferramenta.

MAYA: MODELAÇÃO 3D (40h)
Introdução ao espaço 3D. Interface, painéis e navegação.
Objetos: Seleção, movimentação e transformação. Atributos de objectos.
Criação de modelos e transformação de modelos com polígonos. Ferramentas para polígonos: Extrude, Bevel, Bridge, entre outras. Modelação em low poly. Modelação em detalhe.
Modelação com NURBS: primitivas; curvas; superfícies. Modelação em detalhe com NURBS.
Exercícios variados de modelação 3D.

MAYA: ANIMAÇÃO (40h)
Interface e ferramentas para animação. Criação e animação de câmaras. Tipos de animação: keyframe, driven key, path.
Set keys; edit keys; edit curves; Breakdowns.
Animação com o Time Editor. Animação com o Graph Editor. Path animation. Layers de animação.
Playblast. Ciclos de animação. Exercícios práticos de animação

MAYA: MATERIAIS, TEXTURAS E RENDERING (32h)
Compreender o conceito de shaders. Texturas bitmap. Preparação de bitmaps e imagens para texturas. Mapas. Hypershade. Displacement maps. Bump maps. Material Ramp.
Aplicação de materiais e texturas. UV mapping e UV Editor. Materiais e texturas em modelos poligonais. Materiais e texturas em modelos NURBS. Materiais Mental Ray. Pintura de materiais. Exercicios variados de aplicação de materiais e texturas.
Compreender o conceito de rendering. Principios de iluminação 3D. Luz dura e luz soft. Sombras. Refleções e refrações. Settings de render. Exercicios variados de iluminação e rendering.

3D PARA PUBLICIDADE (40h)
Empresas, marcas e publicidade. Produção de spots publicitários: etapas, funções e papel do animador 3D.
Embalagens e produtos 3D frequentes em publicidade.
Exemplos de animações de logos. Spots TV e vídeo de imagem “real” com efeitos e animação integrada e spots integralmente em animação.
Exercício prático de animação de logo criado ou existente.
Exercício prático de criação e modelação de produtos e integração em publicitário animado.

COMPOSITING EM AFTER EFFECTS PARA 3D (20h)
Integração do Maya com o After Effects. Rendering para composição vídeo. O workflow para composição de Animação 3D. como trabalhar com vídeo de referência no Maya. Render por layers. Criação de Render passes. Importação de elementos para o After Effects. Composição de elementos 3D no After: matching dos elementos; luzes; correção de cor; motion blur, etc.). Adição de outros elementos: flares, glows, sombras, entre outros. Exercicios de composição a partir de render passes no After Effects.

3D PARA SÉRIES E CINEMA (74h)
Modelação e animação de personagens 3D: Modelação; rigs; criação de poses; animação facial.
Exercício prático de modelação e animação de personagem.
Narrativa e dramaturgia em cinema de animação. Guião, conceitos visuais, cenários e personagens.
Princípios de guionismo. Storyboards, animatics e shooting boards.
Banda sonora: vozes e sincronismo, efeitos, ambientes e música.
Exercício prático, individual ou em pequenos grupos, de realização e animação de uma curta-metragem de animação com duração entre 1 e 3 minutos.

| ESTÁGIO CURRICULAR
Estágio em contexto real de trabalho, com período mínimo de 160h e máximo de 480h (1 a 3 meses). Sujeito a avaliação prévia positiva (10 em escala 0-20) na componente académica do curso. Datas dos estágios a marcar entre Julho e Dezembro de 2019. Todos os estágios incluem orientador na entidade acolhedora.

MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

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