Acting i

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que tenham vocação e sintam verdadeira paixão pela arte de ser Ator.

| OBJETIVOS
Formar atores de nível profissional, com uma incidência especial em televisão e cinema
(nível I).

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Atores para cinema e televisão.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar atores de nível profissional, com uma incidência especial em televisão e cinema
(nível I).

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Atores para cinema e televisão.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| INTRODUÇÃO A CINEMA E TELEVISÃO (15h)
Linguagem: imagem em movimento, planos e planificação, montagem e continuidade, som e música, guião, realização e interpretação.
Tecnologias: luz e iluminação, câmaras, sinal e formatos vídeo, som e áudio, pós-produção.
Produção: mercado e tipo de obras, ficção em televisão e cinema, etapas de produção e equipas, financiamento, marketing e exibição.

| HISTÓRIA E TEORIAS DA INTERPRETAÇÃO (18h)
Evolução histórica do teatro e artes de palco: principais momentos e ruturas.
A história do cinema: as origens, o mudo e o sonoro. Hollywood e o resto do mundo. O cinema contemporâneo. A realização e a direção de atores. O papel do ator. Casos exemplares.
Principais teorias da interpretação: de Meyerhold e Stanislavsky ao Actors Studio e a Meisner.

| VOZ, DICÇÃO E CANTO (30h)
Sistema fonador e caixas-de-ressonância. Respiração diafragmática. Colocação e projeção. Obstáculos a uma voz natural. Desinibição e descontração muscular. Postura e atitude vocal. Conhecer e potenciar o espetro vocal pessoal. Higiene e saúde vocal. A expressividade da fala. Do ler ao dizer e ao conversar. Dicção e dialetos. Expressividade da voz em registo natural e projetada. Breve introdução ao canto. Afinação. Interpretação. Exercícios gravados com voz.

| EXPRESSÃO CORPORAL (18h)

Saúde e desenvolvimento corporal. Corrigir postura, posição neutra e de relaxamento. Caraterísticas e limites corporais de cada indivíduo e planos específicos de desenvolvimento físico. O corpo como expressão: gestualidade, dança, mímica, expressividade fisionómica. Improvisação. Expressividade corporal e motivações. Exercícios práticos individuais e em grupo.

| TEXTO E CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS (30h)
Análise de guiões e textos dramatúrgicos: tom e ponto de vista, história e narrativa, estrutura dramática, perfil de personagens e relações, subtexto e interpretação do texto.
Construção do personagem: perfil psicológico, social e físico, biografia, relações, evolução na história e dramaturgia. Construção visual: figurinos, caracterização e adereços pessoais. Elementos expressivos: voz, dicção e dialeto, gestualidade, expressões fisionómicas.
Exercícios de leitura e ensaio, monólogo e contracena a dois e em grupo. Análise, preparação e interpretação de cenas, com gravação vídeo.

| MAQUILHAGEM E CARATERIZAÇÃO (18h)
Diferenças entre maquilhagem e caracterização. Auto maquilhagem. Materiais e consumíveis. Formatos de ficção e equipas de produção. Relação com elenco, realização, cabelos, guarda roupa e imagem. Guião e personagens. Construção de personagens, alteração de rostos, trabalho com idade, feridas e cicatrizes, outros efeitos especiais. Exercícios práticos.

| TELEVISÃO E HUMOR (39h)
A ficção em televisão: séries, novelas, telefilmes e sitcoms. Ator e Imagem: marcações e movimentações no plano e no set, amorces, olhares e eixos, iluminação e som. Gravação em multicâmara e com uma câmara. Relação com produção, realizador/ diretor de atores, guionistas e restante equipa. Trabalho do ator na preparação, plateau e pós-produção. Humor: tipos e variações de humor e comédia. Comédia física, de texto e de situação. Construção de personagens, ambientes e situações de comédia. Timing, público e overacting. Gravação em estúdio multicâmara de sketchs humorísticos, com alunos e formadores de Guionismo, Realização, Produção, Make-Up, Som e Imagem.

| FICÇÃO E CINEMA (40h)
A produção de cinema. Relações com realizador, argumentista e restante equipa
Exercícios de curtas-metragens, em que cada aluno desempenha pelo menos um papel principal numa das curtas. Os filmes serão produzidos em conjunto com alunos de formadores dos cursos de Realização, Guionismo, Produção, Câmara e Iluminação, Som e Cenografia.
Os melhores filmes serão enviados para mostras e festivais de estudantes. Os alunos de Acting participarão em todas as fases de castings, testes, ensaios e gravações.

| TÉCNICAS DE AÇÃO E COMBATE (24h)
Cenas de ação. Meios técnicos e equipas. Atores e duplos. Coordenação e preparação. Ângulos de câmara e movimentos. Efeitos e truques de montagem efeitos sonoros. Como filmar diversas cenas de ação: luta e combate, viaturas, atropelamentos, quedas, suspensões com cabos, etc. Exercícios práticos em cenas de ação, gravadas e montadas: coordenação, relação com a câmara, trabalho de ator e de duplo.

| LOCUÇÃO E DOBRAGENS (24h)
A voz do ator: relação com guião, imagem, outras vozes e banda sonora. Voz para publicidade, autopromoções e institucionais: voz da marca, voz de personagens, adaptações, controlo de tempos. Dobragens para animação: contracena e direção de vozes, sincronismo labial e adaptações. Locução de documentários: neutralidade e expressividade. Exercícios práticos em estúdio de som.

| INICIAÇÃO À INTERPRETAÇÃO TEATRAL (32h)
A especificidade do Teatro: espaço e cena, dramaturgia, encenação. O ator em Teatro. Vários géneros e abordagens. Exercício prático de sketch teatral ao vivo.

| CASTINGS E MERCADO DE TRABALHO (12h)
Profissão e carreira de ator: legislação, contratos e direitos, seguros e associações profissionais. Mercado de trabalho em audiovisuais. Agenciamento e agências.
Construção de portfolio em vídeo e book fotográfico com CV.
Castings, audições e testes de imagem. Preparação para casting: textos e descritivos, imagem e postura. Exercícios práticos e gravados de preparação para castings.

| MOSTRA FINAL
Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

Acting i

Preço para verificar